Mozilla Firefox 90 remove suporte FTP integrado

Acaba de ficar disponível a mais nova versão do navegador Mozilla Firefox. Assim, o novo Mozilla Firefox 90 de hoje traz como principal característica a remoção do suporte FTP integrado. O navegador está disponível para todas as plataformas suportadas, incluindo GNU/Linux, macOS e Windows.

A maior mudança no lançamento do Mozilla Firefox 90 é a descontinuação do suporte ao FTP (File Transfer Protocol). Sendo assim, o Firefox segue os passos do Google Chrome, Chromium e outros navegadores da web para não permitir mais o acesso aos arquivos ftp://links.

No ano passado, a equipe de desenvolvimento da plataforma Firefox anunciou planos para remover a implementação de FTP embutida do navegador. FTP é um protocolo para transferência de arquivos de um host para outro.

Mozilla Firefox 90 remove definitivamente o suporte FTP integrado

A Mozilla começou a descontinuar o suporte ao FTP desde o Firefox 88. No entanto, os usuários puderam reativar o recurso configurando a opção network.ftp.enabled de false para true em about: config. Contudo, a partir do lançamento do Firefox 90, todo o código FTP desapareceu para sempre e não pode ser reativado, o que significa que você terá que usar um aplicativo especial para acessar seus sites FTP.

No entanto, a Mozilla disse em um post de blog que o protocolo FTP agora está incluído na lista de protocol_handlers suportados para extensões de navegador, o que significa que os add-ons do Firefox serão capazes de solicitar aos usuários que iniciem um aplicativo FTP para lidar com certos links.

Em termos de segurança, o Firefox 90 apresenta suporte para Fetch Metadata Request Headers, um recurso de segurança que permite que aplicativos da web se protejam e a você contra várias ameaças de origem cruzada, como falsificação de solicitação entre sites (CSRF), vazamentos entre sites (XS- Vazamentos) ou ataques especulativos de canal lateral de execução entre sites (Spectre).

O problema de segurança fundamental subjacente aos ataques entre sites é que a web em sua natureza aberta não permite que os servidores de aplicativos da web distingam facilmente entre as solicitações originadas de seu próprio aplicativo ou originadas de um aplicativo malicioso (entre sites), explica a Mozilla.

A Mozilla planeja lançar oficialmente o navegador Firefox 90 amanhã, dia 13 de julho. Entretanto, você pode baixá-lo agora mesmo do servidor oficial. Os usuários do Linux que não querem usar esta versão binária, terão que esperar um pouco mais para o novo lançamento entrar nos canais estáveis ??de sua distribuição GNU/Linux antes de atualizar.

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile