in

Mozilla Firefox reativa TLS 1.0 e 1.1 em meio ao surto de coronavírus

Mozilla restaura recurso descartado pelo menos temporariamente.

Mozilla Firefox 82 já está disponível para download

O Mozilla Firefox 74, lançado no início deste mês. O navegador retirou o suporte ao TLS 1.0 e 1.1 na tentativa de incentivar a transição para sistemas mais seguros. Porém, agora, em meio ao surto de coronavírus, o navegador Mozilla Firefox está revertendo sua decisão e reativa TLS 1.0 e 1.1.

O TLS 1.0 e 1.1 são suportados até pela versão mais recente do Firefox, pois a Mozilla deseja apoiar a luta contra o novo coronavírus.

Mozilla Firefox reativa TLS 1.0 e 1.1 em meio ao surto de coronavírus

O motivo é simples: alguns sites que não mudaram para o TLS 1.2 ou TLS 1.3 para conexões seguras não funcionariam mais depois que o Firefox fosse atualizado para a versão 74. E dado que muitos sites governamentais deveriam fornecer informações no surto de coronavírus ainda estão usando a versão antiga do TLS, trazer de volta o recurso era o caminho certo a seguir.

Revertemos a alteração por um tempo indeterminado para permitir melhor acesso a sites críticos do governo que compartilham informações sobre COVID19, explica Mozilla nas notas oficiais da versão mais recente do Firefox.

TLS antigo restaurado no Firefox beta também

Mozilla Firefox reativa TLS 1.0 e 1.1 em meio ao surto de coronavírus

Além disso, como observa Ghacks, a Mozilla explica que o TLS 1.0 e 1.1 está ativado apenas temporariamente, o que significa que, em algum momento no futuro, espera-se que seja desativado novamente, provavelmente após o término do surto de coronavírus.

A versão beta mais recente do Firefox também restaura o antigo suporte à versão TLS.

A Mozilla reativará temporariamente o suporte ao TLS 1.0/1.1 no Firefox 74 e 75 Beta. A alteração de preferência será aplicada remotamente ao Firefox 74, que já foi enviado. Isso ocorre porque muitas pessoas são atualmente forçadas a trabalhar em casa e contando com ferramentas on-line em meio ao novo surto de coronavírus (COVID-19). Porém, alguns sites importantes do governo ainda não suportam o TLS 1.2, diz a Mozilla.

A mudança diz respeito a todas as versões do Firefox, independentemente da plataforma de desktop que você está usando.

Softpedia

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.