in

Mozilla Firefox tem todas as extensões desativadas

Todos os complementos do navegador simplesmente expiraram devido a um certificado expirado.

Firefox 67 é lançado

Por essa nem os desenvolvedores do Firefox, nem os usuários comuns esperavam. Do dia para noite, simplesmente, todas as extensões do navegador Mozilla Firefox pararam de funcionar e foram desativadas. O motivo foi um certificado expirado. Então este pode ser considerado um dos maiores erros já enfrentados pelo navegador. E não foram quaisquer complementos: Netflix, Amazon Assistant, o Greasemonkey, o Ghostery, o NoScript, o uBlock Origin e muitos outros complementos populares do navegador acabaram sendo desabilitados. Um certificado de assinatura intermediário expirou agora com uma assinatura inválida. Por alguma razão, a Mozilla não havia planejado antecipadamente e enviado um certificado renovado com antecedência.

Trabalhando no problema

mozilla-testa-webrender-com-usuarios-linux

Os desenvolvedores da Mozilla agora estão lutando neste fim de semana para resolver o problema. Usuários com o Normandy da Mozilla habilitado já deveriam encontrar um novo certificado intermediário sendo enviado. Assim, isso deve permitir que os complementos comecem a funcionar nas próximas horas. Da mesma forma, os desenvolvedores estão trabalhando no empacotamento de um novo certificado para outros usuários do Firefox. Portanto, uma falha em certificado desativa extensões do Firefox

Mais detalhes sobre este problema em andamento podem ser encontrados através deste relatório de bug do Mozilla. A Mozilla parece ter pessoas trabalhando nesta questão até o fim de semana, então, esperamos que o problema seja totalmente resolvido em breve, para aqueles que usam complementos do Firefox.

Uma das soluções paliativas adotadas por usuários foi atrasar os relógios do sistema de forma que que ficassem em uma data anterior à expiração dos complementos. A revolta pelo descaso com o certificado já se espalhou por redes como IRC e reddit. Não há previsão de quando o problema será definitivamente resolvido. Porém, espera-se que neste final de semana a questão seja solucionada.

Via

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

implementar-backup-no-samba-4-debian-linux

Como implementar backup no Samba 4 no Debian GNU/Linux

Como verificar a velocidade da sua internet pelo terminal Linux? Instale o Speedtest-cli