Mozilla Firefox vai habilitar suporte para manuseio de imagens AVIF por padrão

Mozilla Firefox 90 remove suporte FTP integrado

Parece que o Mozilla Firefox em breve habilitará o suporte para AVIF como formato de imagem baseado na codificação de vídeo AV1. O navegador vai fazer isso com pelo menos um ano de atraso em relação ao Chrome. O Google adicionou suporte para AVIF para Chrome e Chromium no início deste ano e chegou definitivamente com o Chrome 85. Outros setores também adotaram as imagens AVIF, até mesmo empresas como a Microsoft com o Windows. Agora, portanto, em uma próxima versão do Firefox, o suporte a imagens AVIF também estará presente.

AVIF é o formato de imagem baseado no esquema de codificação AV1 e usando o formato de arquivo HEIF (High Efficiency Image File Format). O formato AVIF é capaz de compactação com e sem perdas, HDR, sequências de imagens animadas e outros recursos. O AVIF 1.0 foi finalizado no ano passado e desde então tem recebido um interesse considerável de empresas como a Netflix por ser superior ao JPEG.

Existe este tíquete de bug do Mozilla rastreando a ativação do suporte AVIF por padrão. O patch habilitando o suporte por padrão (em vez de ficar escondido atrás de um sinalizador de configuração) foi inicialmente empurrado, mas depois revertido devido a casos de teste interrompidos.

Mozilla Firefox vai habilitar suporte para manuseio de imagens AVIF por padrão

Esses itens foram examinados e o AVIF parece estar pronto agora para implementação novamente. No entanto, como um dos líderes da Mozilla neste esforço, Jon Bauman, não quer forçar a mudança antes de sair de férias, parece que a ativação do suporte AVIF por padrão vai esperar até depois do Natal.

Em todo caso, parece que o Firefox no início de 2021 oferecerá suporte a imagens AVIF como padrão de qualquer forma. No entanto, isso veio depois que no início de 2020 quando eles o adicionaram como uma opção experimental, porém, agora provou ser estável e confiável.

Para aqueles que procuram a conversão de imagens para AVIF, existem resultados de benchmark avifenc usando esse codificador de referência no OpenBenchmarking.org.

Sair da versão mobile