Notícias

07/10/2021 às 18:35

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Mozilla implementará anúncios na barra de endereços do Firefox

Porém, eles estarão disfarçados como sugestões de pesquisa.

Mozilla implementará anúncios na barra de endereços do Firefox

Em certos momentos, os usuários se questionam que caminho seguirá a Mozilla em meio a uma grave crise financeira agravada com a chegada da pandemia provocada pelo coronavírus. A única fonte de receita que traz algum retorno é pago pelo principal concorrente, o Google, que tem sua pesquisa como padrão no navegador Firefox. Recentemente, a Mozilla também implantou um serviço de VPN que está concentrado apenas em alguns países. Até agora, nada de Brasil, por exemplo. No entanto, para onde a empresa vai direcionar o Firefox, seu produto mais conhecido? Algumas pistas parecem surgir. A Mozilla implementará anúncios na barra de endereços do Firefox 92.


Um exemplo disso seria um dos últimos recursos anunciados para o navegador histórico, que a partir da versão 92 começará a incluir (por enquanto apenas para usuários dos EUA) um add-on no menu suspenso da barra de endereço que recebe um nome tão neutro e inocente como ‘Firefox Suggest‘.

A página de suporte da Mozilla define o Firefox Suggest como:

um novo recurso que serve como um guia confiável para o melhor da web, exibindo informações relevantes […] fornece sugestões de sites na barra de endereço.

Quando as sugestões contextuais estão ativadas, o Firefox Suggest usa a localização da sua cidade e palavras-chave de pesquisa para fazer sugestões contextuais do Firefox e de nossos parceiros, com a sua privacidade em mente.

Mozilla implementará anúncios na barra de endereços do Firefox 92

Na mesma página, o Firefox compara esta nova funcionalidade com as sugestões de pesquisa típicas do motor de pesquisa e conta com o facto de o Suggest “incluir sugestões tradicionais como histórico de navegação e abas já abertas, bem como novas sugestões dos nossos parceiros”.

Mas é claro que muitos usuários – por alguma razão estranha – veem essas “novas sugestões” como a publicidade. De fato, no mesmo texto, a Mozilla reconhece que “seu parceiro preferido para resultados patrocinados é adMarketPlace”, uma grande empresa que promete “redefinir a busca por anunciantes” em seu site.

Portanto, o que causa a maior rejeição com relação a esta funcionalidade é que ela é iniciada e ativada por padrão: será o usuário que terá que ‘mexer’ para ativá-la (não se preocupe, nós lhe diremos como a seguir).

A mudança está gerando muitas discussões entre os usuários. Muitos concordam em ter este tipo de anúnciocomo forma de manter os custos da Mozilla. Outros já preferem algo mais explícito e falam até em uma versão paga do Firefox.

Mozilla, por favor, lance um Firefox Pro agora que custa alguns dólares por mês […] se você quiser sua fatia do bolo, é só dizer, mas não seja assustador.

Há também aqueles que se incomodam, antes de mais nada, com o que percebem como hipocrisia da Mozilla:

Me incomoda que eles continuem alardeando para ser o portador da tocha da privacidade no mundo dos navegadores [e então fazendo isso].

Como o desativamos?

Para desativar o Firefox Suggest, basta abrir as configurações do navegador, acessar a seção ‘Privacidade e Segurança’ no menu à esquerda e, sob o título ‘Barra de endereços – Firefox Suggest’, desmarcar as ‘Sugestões Contextuais’ (que também incluiriam as de serviços como a Wikipedia) ou apenas a “inclusão ocasional” de ‘Sugestões patrocinadas’ (os próprios anúncios).

Via Genbeta

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.