Mozilla interrompe anúncios de VPN em tela cheia do Firefox

Após indignação do usuário Microsoft toma decisão em relação aos anúncios

Os usuários do Firefox têm reclamado de anúncios muito intrusivos em tela cheia promovendo o Mozilla VPN exibidos no navegador da Web ao navegar em uma página não relacionada. Os anúncios que aparecem no Firefox desativam a funcionalidade do navegador da web, negando aos usuários o acesso à interface e escurecendo tudo em segundo plano até que eles os fechem. Agora, a Mozilla resolveu interromper os anúncios de VPN em tela cheia do Firefox.

Usuários relatam que anúncios de VPN em tela cheia do Firefox são irritantes

Alguns usuários relataram no Reddit (Via: Bleeping Computer) que os irritantes anúncios em tela cheia fazem com que o Firefox pare de responder por até 30 segundos, forçando-os a encerrar o processo do navegador. Além da natureza perturbadora do anúncio, os usuários do Firefox mostraram sua irritação com o método agressivo de promoção de uma empresa que teoricamente tem grande respeito pela escolha do usuário e afirma valorizar uma experiência que prioriza as pessoas.

O anúncio impulsiona o Mozilla VPN, um serviço VPN pago de código aberto que constitui uma fonte de receita crucial para a empresa sem fins lucrativos. No entanto, isso está irritando os usuários.

Imagem: Reprodução | Bleeping Computer

O Mozilla desativa os anúncios

O Mozilla VPN não está disponível em todo o mundo, apenas nos Estados Unidos, Áustria, Bélgica, Canadá, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Malásia, Holanda, Nova Zelândia, Cingapura, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido; portanto, é seguro presumir que apenas os usuários dessas regiões viram os anúncios de sobreposição no Firefox.

A comunidade de usuários do Firefox imediatamente expressou indignação em relação à flagrante prática promocional de produtos da Mozilla, preenchendo vários relatórios sobre o Bugzilla. O relatório relevante mais recente na plataforma de rastreamento de bugs da Mozilla recebeu a tag “RESOLVED WORKSFORME”, o que significa que os anúncios funcionam conforme o esperado e não há nada para corrigir.

O BleepingComputer entrou em contato com a Mozilla sobre o assunto e recebeu a seguinte declaração após a enxurrada de reclamações dos usuários do Firefox:

Estamos trabalhando continuamente para entender as melhores maneiras de se comunicar com as pessoas que usam o Firefox. Em última análise, realizamos exatamente o oposto do que pretendíamos neste experimento e revertemos rapidamente a experiência. Pedimos desculpas por qualquer confusão ou preocupação.

Uma solução rápida para pessoas que consideram os anúncios do Mozilla VPN inaceitáveis é abrir o Firefox, inserir “about:config” na barra de URL e, em seguida, definir browser.vpn_promo.enabled como falso clicando no botão de alternância à direita.

Imagem: Reprodução | Bleeping Computer

Como alternativa, os usuários podem instalar um bloqueador de anúncios como o AdGuard, que algumas pessoas relataram ser eficaz no bloqueio do pop-up.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile