Mozilla oferece Firefox como um flatpak

Os engenheiros da Mozilla estão fazendo um bom progresso ao poder enviar um navegador da Web Flatpak’ed Firefox para melhor segurança e sandboxing. Isso deve facilitar ainda mais a distribuição do navegador nos sistemas Linux. Desde o final do ano passado, mais precisamente setembro de 2019, há um grande trabalho para melhorar o suporte ao Flatpak do Firefox. Assim, ao que parece, a versão Flatpak do Firefox pode estar chegando ao canal estável do Flathub.

Mozilla oferece Firefox como um flatpak

O engenheiro da Mozilla, Mihai Tabara, atualizou que, além de lançar o Firefox 75 Beta no canal beta do Flathub, um lançamento estável pode finalmente estar aqui em um futuro próximo. O relatório mais recente indica que eles estão construindo com sucesso o Firefox Flatpaks e preparando-os para o canal beta. Assim, eles farão isso como parte do conjunto beta do Firefox 75.

Por meio de um comando Flathub URL ou Flatpak CLI, é possível testar facilmente essa versão beta. Antes de lançar o Firefox no Flatpak ou Flathub para o canal estável, eles estão trabalhando em um melhor suporte a l10n e em uma melhor configuração de compilação. Esse 10n significa que ainda precisam trabalhar na “internacionalização e localização”. Traduzindo, eles ainda precisam melhorar o que está relacionado às linguagens.

Mais detalhes sobre o progresso do Firefox Flatpak através deste relatório de erro.

Firefox 75

Com o Firefox 75 também tendo melhor suporte a Wayland e aceleração de VA-API, tempos emocionantes estão para chegar em relação ao navegador da Mozilla na área de trabalho do Linux. Porém, nada foi mencionado especificamente em relação a este assunto sobre se o Firefox 75 estará disponível como Flatpak. Porém, são grandes as possibilidades.

A chegada do Firefox ao Flatpak só acontece agora, bem depois de outros apps famosos estarem por lá. Nem mesmo o Thunderbird, o cliente de e-mail, possui uma versão no Flathub.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile