Seu smartphone está ouvindo você? Projeto da Mozilla quer opinião de usuários

O Blog Mozilla disparou e-mails para pessoas cadastradas com a finalidade de conhecer histórias de usuários que desconfiam do seu próprio smartphone. O projeto faz parte de um estudo que analisa a “paranoia” em torno das publicidades invasivas. Desta forma, a Mozilla quer a opinião dos usuários sobre publicidade nos telefones.

Assim, o que parece maluquice pode ser bem real, segundo matéria recente da revista Vice sobre o tema.  A publicação mantém um site em português com várias reportagens feitas no Brasil. Porém, esta só está disponível em inglês. De acordo com o Blog da Mozilla, “todos nós estamos recebendo anúncios para coisas que nunca procuramos online, e é difícil entender o porquê”.

 

A realidade assustadora é que nossos smartphones não precisam nos espionar para que as empresas nos forneçam anúncios direcionados – e muitas vezes invasivos. A louca quantidade de dados pessoais que entregamos a cada dia a empresas de mídia social e profissionais de marketing é mais do que suficiente para que eles saibam muito sobre nós.

Projeto New Organs

Refletindo sobre a questão, a Mozilla quer se aprofundar nesse fenômeno ‘ouvindo’ os usuários. É aí que entra o artista multimídia, Tega Brain.  Ele está produzindo uma série de vídeos chamada New Organs. Assim, a ideia é ouvir pessoas reais que estão convencidas sobre as escutas da internet.

Para este projeto, Tega irá documentar e registrar histórias selecionadas. Deste modo, Tega tentará revelar os mecanismos e as estratégias de marketing das empresas para “seguir” ou “ouvir” clientes on-line.

Você verá os dois lados da história: daqueles que temem que estejam sendo vigiados; e daqueles que usam técnicas de vigilância para vender mercadorias – e plantar idéias.

A Mozilla convida todos a participarem do projeto enviando sua história. “Nós vamos ler e se a sua história for boa, entraremos em contato”, diz o pedido.

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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