in

Mozilla Taiwan lança o Firefox Lite 2.0 para Android

Confira as várias funcionalidades deste navegador web econômico, leve e intuitivo.

A Mozilla criou vários navegadores para Android no passado recente: do clássico Firefox e Firefox Preview ao Firefox Focus e Firefox Lite, este último chegando agora na versão 2.0 com várias funcionalidades interessantes.

O Firefox Lite 1.0 foi lançado no ano passado pela Mozilla Taiwan; é um navegador móvel que, além do nome, não tem muito em comum com o Firefox para Android (ou desktop).

Funcionalidades do Firefox Lite 2.0 para Android

Mozilla Taiwan lança o Firefox Lite 2.0 para Android

O navegador usa o Chromium WebView e não o mecanismo de renderização da Mozilla para exibir sites. Uma vantagem disso é que é muito leve (aproximadamente 5 Megabytes) em comparação.

Limitações

A disponibilidade do Firefox Lite é limitada a várias regiões da Ásia.

Usuários de outras regiões podem baixar o arquivo APK de sites espelho, como o APK Pure, para instalá-lo em seus dispositivos. A instalação em si não é restrita.

Algumas funcionalidades, por exemplo, a exibição de cupons e ofertas, são limitadas a certas regiões geográficas, como Índia ou Indonésia.

Economia de recursos

O Firefox Lite 2.0 aprimora o navegador móvel de várias maneiras significativas.

A principal ideia do navegador, para criar um navegador móvel leve, com foco na privacidade e na economia de dados.

O Modo Turbo do navegador é ativado por padrão; ele bloqueia rastreadores conhecidos e a maior parte da publicidade na Internet, o que reduz a quantidade de dados que precisam ser transferidos para exibir sites no navegador.

O Firefox Lite não oferece controles para gerenciar o bloqueio além de ativar ou desativar o Modo Turbo.

Embora reduz o tempo necessário para carregar sites que exibem anúncios, ele não oferece opção para adicionar rastreadores à lista ou aos sites da lista de permissões.

Mecanismo de pesquisa

O navegador usa o Google como o mecanismo de pesquisa padrão, mas há uma opção nas configurações para alterá-lo para DuckDuckGo.

Não parece possível adicionar outros mecanismos de pesquisa a ele. No que diz respeito às configurações, convém desativar o envio de dados de uso para o Mozilla.

Controle na navegação

Por outro lado, ele exibe vários controles quando você toca no ícone de configurações na interface principal.

Possui uma opção para bloquear o carregamento de imagens, o que acelerará ainda mais o carregamento dos sites.

Aliás, os usuários do Firefox Lite também podem capturar páginas da web inteiras usando a ferramenta de captura de tela integrada projetada para fornecer acesso somente leitura a essas páginas, mesmo quando offline.

Página inicial

Mozilla Taiwan lança o Firefox Lite 2.0 para Android

A página inicial do navegador é dividida em duas partes principais.

A área principal possui links para seções de notícias e jogos, o painel de discagem rápida para 15 sites.

Sites personalizados podem ser adicionados à seção e um toque longo em qualquer um dos 15 sites exibe opções para removê-lo da lista.

A interface de notícias divide as notícias em diferentes seções, como mundo, negócios ou tecnologia.

A própria interface lista os títulos, a fonte e a hora em que foi liberada apenas; um toque abre a fonte original no navegador.

A interface do jogo lista várias categorias de jogos no início, mas um toque no jogo carrega o jogo imediatamente no dispositivo.

Um toque longo em um jogo exibe opções para fixá-lo na tela inicial para acesso rápido.

Barra de pesquisa

Um ícone de compras é destacado ao lado da barra de pesquisa/endereço no Firefox Lite 2.0.

Um clique abre a Pesquisa de compras inteligentes do navegador, que é redirecionada para uma interface especial com guias do navegador para ver os resultados no Google, eBay, Amazon e outros sites.

Considerações finais

Então, o Firefox Lite 2.0 é um navegador leve para Android desenvolvido para eliminar a maior parte do rastreamento e publicidade na Internet.

O navegador possui vários recursos interessantes, por exemplo, a funcionalidade de captura de tela incorporada, mas sem opções de personalização.

Além disso, ele tem pouco em comum com o principal navegador Firefox para Android, além do nome e do fato de ser desenvolvido pela Mozilla Taiwan.

Via: GHacks