Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

13/08/2021 às 14:00

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Mozilla Thunderbird 91 lançado com vários novos recursos e melhorias

Mozilla Thunderbird 91 lançado com vários novos recursos e melhorias

O Mozilla Thunderbird 91 de código aberto, gratuito e multiplataformas de e-mail, notícias, calendário e cliente de bate-papo agora está disponível para download como uma grande atualização que traz vários novos recursos e melhorias.

O Thunderbird 91 chega um pouco mais de um ano após a série Thunderbird 78 e traz um assistente de configuração de conta renovado com suporte para configurar assinaturas, criptografia e calendários CalDAV, uma nova interface de usuário para adicionar anexos, a capacidade de alterar a ordem das contas no UI e capacidade de redirecionar e-mails.

Esta nova versão do Thunderbird também permite criptografar seus e-mails para destinatários BCC, embora eles sejam expostos na lista de chaves. Novos atalhos de teclado agora estão disponíveis para acessar os campos Para, CC e BCC da janela de composição, e o Thunderbird agora permite mostrar linhas vazias de CC e BCC na janela de composição.

O PDF.js agora está incluído por padrão e Thunderbird agora funciona em modo multi-processo (e10s) por padrão. Além disso, há suporte inicial para servidores Matrix no componente Chat, e o componente Tasks agora oferece suporte para desfazer e refazer para criação ou exclusão de eventos e tarefas.

Mozilla Thunderbird 91 lançado com vários novos recursos e melhorias

Mozilla Thunderbird 91 lançado com vários novos recursos e melhorias

Um novo menu de contexto foi implementado na janela de composição para permitir que você expanda os comprimidos da lista de e-mail para a lista de destinatários, e dois pop-ups de aviso foram adicionados para informar aos usuários quando os destinatários públicos de um e-mail excederem o limite, bem como quando enviar uma resposta para um endereço de e-mail inexistente.

O componente Calendário recebeu muitas melhorias, como configurações por calendário e notificações globais, suporte para abrir arquivos de calendário .ics com um clique duplo do mouse, detecção automática de calendários remotos, capacidade de filtrar e classificar itens importados no Import caixa de diálogo e uma nova ação “Editar” no menu de contexto do evento.

  • Além disso, o calendário agora assume como padrão calendários CalDAV se forem suportados pelo servidor;
  • abre automaticamente a caixa de diálogo de resumo ao abrir um evento existente;
  • informa automaticamente ao sistema operacional do host que sabe como lidar com webcal: URLs e exibe calendário e categoria cores em menus suspensos de seleção.

Entre outras mudanças, o Thunderbird 91:

  • adiciona suporte para o idioma letão, suporte nativo para dispositivos Apple M1;
  • suporte para caracteres não ASCII em endereços de destinatários, suporte para Quick Find para visualização de várias mensagens (resumo do tópico);
  • bem como suporte para fixar visualizações de pastas no Painel de pastas.

Agora também é possível abrir um e-mail salvo na janela de composição para edição, e o Thunderbird agora detecta automaticamente os catálogos de endereços CardDAV nas informações do usuário fornecidas. O acesso aos Contatos do Outlook também é compatível com esta versão, mas não é habilitado por padrão porque pode causar atrasos na inicialização.

O Thunderbird 91 também adiciona:

  • sugestões para substituições de complementos descontinuados ou incompatíveis;
  • melhora o suporte para contas do GMail adicionando permissões. Isso para acessar calendários e catálogos de endereços sem ter que autorizar novamente;
  • e revisa o esquema de cores do painel de pastas para melhor legibilidade.
  • Por último, a versão Mozilla Thunderbird 91 atualiza as políticas empresariais e a caixa de diálogo de impressão. Também padroniza o servidor de IRC para novas contas de chat para Libera Chat;
  • remove o suporte a Movemail e o provedor WeTransfer FileLink;
  • e move os controles de personalização de IU para o menu Exibir.

Também vale a pena observar o fato de que a “Senha mestra” foi renomeada para “Senha primária”. Além disso, as “Opções” para “Preferências” e os “Complementos” para “Complementos e temas”. Claro, existem muitas outras mudanças menores e várias correções de bugs que você pode estudar nas notas de lançamento completas.

Portanto, o Thunderbird 91 está disponível para download direto aqui. Por enquanto, NÃO está como uma atualização da série Thunderbird 78. Assim, este recurso que será implementado em atualizações futuras. No entanto, o Thunderbird 91 deve chegar aos repositórios estáveis ??de muitas distribuições GNU / Linux populares nas próximas semanas.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.