MS-DOS é inicializado a partir de um disco de vinil

Por Claylson Martins 3 minutos de leitura

Se você é saudosista e tem saudades do MS-DOS, que tal encontrar aquele disquete antigo ou, então, um pendrive e relembrar os velhos tempos? Foi exatamente isso o que fez o engenheiro eslovaco Jozef Bogin. Porém, ele decidiu levar as coisas um passo adiante. Então, ele resolveu de fato inicializar o MS-DOS. O detalhe é que isso ocorreu de uma forma inusitada.  Assim, ao invés de uma forma mais, digamos, tradicional, o MS-DOS é inicializado a partir de um disco de vinil. Isso mesmo, o bom e velho LP.

Toda a experiência é detalhada em vídeo. Quando for assistir ao grande feito, reduza o volume para não tomar um susto. Mesmo assim, alguns efeitos soarem bastante familiares.

MS-DOS é inicializado a partir de um disco de vinil

Como você pode ver, o MS-DOS não é inicializado em um computador de nova geração, como um Microsoft Surface ou algo que custe uma pequena fortuna, mas usando um IBM 5150 original. Pois é, uma vitrola, tocando um LP, num computador dos primórdios da informática mais acessível a todos.

PC antigo da IBM

O processo de carregamento de áudio é surpreendentemente rápido e, embora o MS-DOS venha em um pacote bastante leve, ainda é impressionante ver como todos os dados foram transferidos do vinil para o IBM PC. De acordo com o cdm, toda a mágica se resume a demodular o sinal de áudio via BIOS depois de receber informações do temporizador do alto-falante do PC e da porta de entrada periférica conectada ao disco de vinil.

Embora isso possa soar um tanto quanto estranho para alguns, na verdade é um experimento que pode mantê-lo ocupado por um tempo. É claro que não há nenhum benefício real em fazer isso, a não ser a possibilidade de brincar com o software da velha escola de uma maneira que apenas algumas pessoas conseguiam fazer antes.

Se depois de assistir ao vídeo acima você quiser mais informações sobre como tudo foi feito, você pode verificar a postagem do blog oficial do desenvolvedor aqui.

Softpedia

Share This Article
Sair da versão mobile