in

Multipass 0.9 da Canonical é lançado

Ele deve tornar mais fácil rodar as VMs do Ubuntu.

Canonical lança Multipass 1.0

O Multipass, o projeto de código aberto liderado pela Canonical que visa facilitar a criação de instâncias de VM do Ubuntu no Linux e Windows e macOS, está na versão 0.9 antes de uma possível versão 1.0 para Ubuntu 20.04 LTS. Assim, o Multipass 0.9 da Canonical é lançado.

O Multipass é o gerenciador de VM leve, liderado pela Canonical, focado na criação rápida e fácil de novas instâncias do Ubuntu. O Multipass é desenvolvido no KVM Linux, enquanto no Windows o Hyper-V ou o VirtualBox e o macOS têm o HyperKit e o VirtualBox à sua disposição.

Multipass é um gerenciador de VM leve para Linux, Windows e macOS. Ele foi projetado para desenvolvedores que desejam um ambiente Ubuntu atual com um único comando. O Multipass buscará imagens para você e as manterá atualizadas. Como ele suporta metadados para cloud-init, você pode simular uma pequena implantação na nuvem em seu laptop ou estação de trabalho.

Multipass 0.9 da Canonical é lançado e deve tornar mais fácil rodar as VMs do Ubuntu

Multipass 0.9 da Canonical é lançado

O Multipass é muito parecido com o Vagrant e facilita a busca das imagens de distribuição mais recentes, iniciando com rapidez e facilidade novas instâncias com um único comando e outros recursos. Na restauração do Ubuntu, também é amigável com o Snaps para implantação.

O lançamento do Multipass 0.9 hoje permite:

  • compactação de imagem e coleta de lixo para recuperar espaço em disco;
  • montagens são mais resistentes;
  • confinamento do AppArmor em torno do QEMU;
  • melhorias na integração do Snap;
  • o daemon deve ser mais responsivo;
  • e uma grande variedade de outras correções e melhorias.

Mais detalhes sobre o Multipass 0.9 e o projeto gerenciador de código-fonte aberto em geral podem ser encontrados no GitHub e no site oficial do projeto em multipass.run. No início do ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 20.04 LTS, será interessante ver o que mais a Canonical faz pelo Multipass antes do lançamento do suporte de longo prazo em abril.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Intel anuncia chip de controle criogênico FinFET de 22nm

Intel anuncia chip de controle criogênico FinFET de 22nm

Fedora 32: como usar o EarlyOOM por padrão para lidar melhor com situações de pouca memória

Fedora 32 ainda permitirá senhas vazias por padrão