in

Multipass 1.1 da Canonical traz suporte a proxy e correções

Saiba o que é e como obter.

Canonical lança Multipass 1.0

O Multipass é o software desenvolvido pela Canonical, fabricante do Ubuntu, que é anunciado como “uma mini-nuvem em sua estação de trabalho” que fornece uma linha de comando do Ubuntu em “apenas um clique”, com suporte nativo ao hipervisor. O Multipass é basicamente um meio fácil de ativar as máquinas virtuais do Ubuntu no Linux, Windows e macOS. Ele tem funcionamento similar ao Vagrant. Porém, é mais focado nas VMs do Ubuntu. Agora, acaba de ser lançado o Multipass 1.1 da Canonical que traz suporte a proxy e muitas correções importantes.

O Multipass chegou à versão 1.0 no final do ano passado e o trabalho mais significativo é em relação ao KVM no Linux, o Microsoft Hyper-V no Windows e o KyperKit no macOS. O suporte ao VirtualBox também permanece disponível.

Multipass 1.1 da Canonical traz suporte a proxy e correções

Multipass 1.1 da Canonical traz suporte a proxy e correções

O Multipass é uma mini-nuvem em sua estação de trabalho usando hipervisores nativos de todas as plataformas suportadas (Windows, macOS e Linux), fornecendo uma linha de comando do Ubuntu com apenas um clique (“Open Shell”) ou um simples comando multipass shell, ou até um atalho de teclado. Encontre quais imagens estão disponíveis multipass finde crie novas instâncias multipass launch.

Você pode inicializar instâncias através do cloud-init, como faria normalmente em todas as nuvens nas quais o Ubuntu é suportado, basta passar a configuração para multipass launch --cloud-init.

O acesso a arquivos da máquina host é suportado por meio do comando multipass mount e, para mover arquivos entre o host e as instâncias, você pode usar multipass transfer, diz o comunicado oficial.

Como seu primeiro lançamento em 2020 e um mês antes do Ubuntu 20.04 LTS, o Multipass 1.1 já está disponível. Com esta versão, o suporte do Apple macOS foi estendido para a v10.12. Além disso, agora há suporte para proxies de rede e uma variedade de correções.

Mais detalhes sobre os links para download do Multipass para Windows e macOS podem ser encontrados via GitHub. A versão Linux do Multipass continua sendo servida apenas como um Snap. Assim, basta acessar um Terminal e digitar os comandos:

snap refresh multipass --channel stable

ou

snap install multipass --classic

Resumo dos detalhes desta versão

  • requisito mínimo de macOS reduzido para 10.12;
  • adicionar suporte para proxies
  • corrigimos vários problemas de console pequeno
  • comandos corrigidos falhando devido a configurações SSH complexas
  • corrigir montagens indo embora
  • atualizamos nossas dependências
Com informações de Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Twitter rotula os tweets de Trump como 'potencialmente enganosos' pela primeira vez

Twitter começa a testar os ‘fleets’ para que você possa compartilhar tweets que desaparecem em 24 horas

Zorin OS 15.2 é lançado com base no Ubuntu 18.04.4 LTS e conquista espaço entre usuários do Windows

Zorin OS 15.2 é lançado com base no Ubuntu 18.04.4 LTS e conquista espaço entre usuários do Windows