in

Mutter do GNOME adiciona alternativa para jogos em tela cheia do XWayland

A resolução da tela cheia deve ter melhorias significativas.

Mutter do GNOME adiciona alternativa para jogos em tela cheia do XWayland

Graças a Hans de Goede da Red Hat, há outra otimização para o Mutter do GNOME que adiciona alternativa para jogos em tela cheia do XWayland. O trabalho do excelente desenvolvedor de desktop Red Hat é para jogos X11. Estes dependem do XRandR para alterar a resolução enquanto também usa a dica do gerenciador de janelas NET_WM_STATE_FULLSCREEN ao entrar no modo de tela cheia.

A combinação xrandr + NET_WM_STATE_FULLSCREEN usada por alguns jogos do Linux espera que a janela de tela cheia tenha o tamanho da resolução RandR “falsa” especificada. Essa alteração está em consonância com o recente suporte ao XWayland na base de código do X.Org Server para suportar alterações de resolução do XRandR falsificadas. Além disso, e em seguida, também serve para dimensionar o conteúdo e corresponder à resolução real de tela inteira do monitor.

Os jogos que utilizam a biblioteca de jogos SFML 2D e o OGRE estão entre os títulos que precisam desse suporte para os jogos em tela cheia.

Onde o Mutter do GNOME adiciona alternativa para jogos em tela cheia do XWayland

Mutter do GNOME adiciona alternativa para jogos em tela cheia do XWayland

A alteração do Mutter pode ser encontrada aqui enquanto a alteração em relação ao xorg-server/XWayland foi mesclada em outubro. Assim, estará presente sempre que a próxima versão do X.Org Server finalmente se concretizar.

A resolução emulada do Xwayland é uma configuração por cliente X11 e o Xwayland definirá uma propriedade _XWAYLAND_RANDR_EMU_MONITOR_RECTS especial no diretório janelas de nível superior de um cliente (e somente as desse cliente), que alterou a resolução (emulada) por meio de uma chamada aleatória, diz o comunicado oficial.

Então, aqui está um passo a passo de um aplicativo em tela cheia:

  1. O aplicativo altera a resolução do monitor com randr.
  2. Xwayland define a propriedade _XWAYLAND_RANDR_EMU_MONITOR_RECTS em todos os aplicativos janelas atuais e futuras. Esta propriedade contém a origem do monitor para o qual a resolução emulada está definida e a emulada resolução.
  3. O aplicativo define _NET_WM_FULLSCREEN.
  4. Verificamos a propriedade e ajustamos o tamanho da tela inteira do aplicativo para corresponder a resolução emulada.

Via Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Lançada distro Antix-19 Marielle Franco

Lançada distro Antix-19 Marielle Franco

Distribuição Linux KaOS 2019.10 foi lançada com Kernel 5.3 e Plasma 5.17

Distribuição Linux KaOS 2019.10 foi lançada com Kernel 5.3 e Plasma 5.17