Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

01/11/2019 às 18:00

4 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Mutter do GNOME adiciona alternativa para jogos em tela cheia do XWayland

Mutter do GNOME adiciona alternativa para jogos em tela cheia do XWayland

Graças a Hans de Goede da Red Hat, há outra otimização para o Mutter do GNOME que adiciona alternativa para jogos em tela cheia do XWayland. O trabalho do excelente desenvolvedor de desktop Red Hat é para jogos X11. Estes dependem do XRandR para alterar a resolução enquanto também usa a dica do gerenciador de janelas NET_WM_STATE_FULLSCREEN ao entrar no modo de tela cheia.

A combinação xrandr + NET_WM_STATE_FULLSCREEN usada por alguns jogos do Linux espera que a janela de tela cheia tenha o tamanho da resolução RandR “falsa” especificada. Essa alteração está em consonância com o recente suporte ao XWayland na base de código do X.Org Server para suportar alterações de resolução do XRandR falsificadas. Além disso, e em seguida, também serve para dimensionar o conteúdo e corresponder à resolução real de tela inteira do monitor.

Os jogos que utilizam a biblioteca de jogos SFML 2D e o OGRE estão entre os títulos que precisam desse suporte para os jogos em tela cheia.

Onde o Mutter do GNOME adiciona alternativa para jogos em tela cheia do XWayland

Mutter do GNOME adiciona alternativa para jogos em tela cheia do XWayland

A alteração do Mutter pode ser encontrada aqui enquanto a alteração em relação ao xorg-server/XWayland foi mesclada em outubro. Assim, estará presente sempre que a próxima versão do X.Org Server finalmente se concretizar.

A resolução emulada do Xwayland é uma configuração por cliente X11 e o Xwayland definirá uma propriedade _XWAYLAND_RANDR_EMU_MONITOR_RECTS especial no diretório janelas de nível superior de um cliente (e somente as desse cliente), que alterou a resolução (emulada) por meio de uma chamada aleatória, diz o comunicado oficial.

Então, aqui está um passo a passo de um aplicativo em tela cheia:

  1. O aplicativo altera a resolução do monitor com randr.
  2. Xwayland define a propriedade _XWAYLAND_RANDR_EMU_MONITOR_RECTS em todos os aplicativos janelas atuais e futuras. Esta propriedade contém a origem do monitor para o qual a resolução emulada está definida e a emulada resolução.
  3. O aplicativo define _NET_WM_FULLSCREEN.
  4. Verificamos a propriedade e ajustamos o tamanho da tela inteira do aplicativo para corresponder a resolução emulada.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.