in

MX Linux 19.2 chega com o Linux 5.6 e o Mesa 20

Ele vem com base no Debian 10.4

mx-linux-proxmox-e-nixos-lancam-novas-versoes

A distribuição MX Linux 19.2 baseada no Debian que é considerada muito leve e systemd-free está agora disponível para download com base na versão estável mais recente do Debian Buster, ou seja, a 10.4 “Buster”. Assim, o MX Linux 19.2 chega mais de três meses após a versão 19.1. Como de costume, possui vários componentes atualizados e muitos dos aplicativos incluídos na instalação padrão. Os grandes destaques do MX Linux 19.2 são que esta versão chega com o Linux 5.6 e o Mesa 20, como você pode acompanhar detalhadamente a seguir.

Desde a versão anterior, a MX Linux 19.1 introduziu um novo sabor ISO chamado “Advanced Hardware Support” ou AHS, que inclui novas tecnologias GNU / Linux para o conjunto do kernel e gráficos.

MX Linux 19.2 chega com o Linux 5.6 e o Mesa 20

MX Linux 19.2 chega com o Linux 5.6 e o ??Mesa 20

Esta é a segunda versão do MX Linux a ser fornecida com imagens AHS, que foram atualizadas para a série de kernel Linux 5.6 e a pilha de gráficos Mesa 20, juntamente com um pacote de firmware atualizado.

Por outro lado, as ISOs padrão ainda são fornecidos com o kernel Linux 4.19 LTS, mas agora com a capacidade de se atualizar automaticamente a partir dos repositórios Debian GNU/Linux e da pilha de gráficos Mesa 18.3.6.

MX Linux 19.2 chega com o Linux 5.6 e o ??Mesa 20

Os ISOs AHS e padrão vêm com um instalador atualizado que agora oferece suporte a instalações OEM para varejistas e fabricantes por meio de um novo argumento -oemde linha de comando, além de uma nova guia “live-log” no instalador gráfico para visualizar os comandos em execução tempo real.

Outras novidades

MX Linux 19.2 chega com o Linux 5.6 e o ??Mesa 20

O instalador do pacote MX também foi atualizado com novas caixas de diálogo de confirmação ao instalar ou remover pacotes regulares ou Flatpak. Além disso, os usuários agora podem salvar os arquivos de configuração da Conky para cada um dos ambientes de desktop e gerenciadores de janelas instalados.

O MX-Fluxbox também recebeu alguma atenção necessária, agora apresentando uma nova ferramenta MX para gerenciar as configurações da área de trabalho do idesk, uma nova barra inicial vertical, menus padrão localizados, trabalhos de arte atualizados e documentação atualizada.

Aplicativos e desktop

MX Linux 19.2 chega com o Linux 5.6 e o ??Mesa 20

Apresentando o ambiente de desktop leve do Xfce 4.14, o MX Linux 19.2 inclui aplicativos populares como:

  • o navegador Mozilla Firefox 76;
  • o cliente de e-mail e notícias Mozilla Thunderbird 68.6.1;
  • suíte de escritório LibreOffice 6.1.5;
  • reprodutor de vídeo VLC 3.0.10;
  • Clementine 1.3.1 como leitor de música;
  • e editor de imagens do GIMP 2.10.12.

Aqueles de vocês que usam o MX Linux 19 series em seus computadores pessoais podem simplesmente atualizar suas instalações usando o gerenciador de pacotes padrão.

Para novas instalações, você pode fazer o download dos ISOs do Linux Linux 19.2 para sistemas de 32 ou 64 bits agora mesmo na página oficial do anúncio.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Samsung pode pular de 4 nm para 3 nm para competir com a TSMC

Samsung cria nova linha de chips de memória para PCs

Google lança API para avançar realidade aumentada

Google lança novos recursos para alguns de seus aplicativos Android