in

MX Linux 19.2 KDE Edition é lançado oficialmente

Faça o download agora.

Uma das distribuições que vem crescendo na preferência entre usuários é a MX Linux. E neste final de semana, a equipe responsável pelo desenvolvimento resolveu lançar a versão final do MX Linux 19.2 KDE Edition oficialmente. Portanto, este é o primeiro sistema MX Linux carregado com o KDE Plasma desde o fim do MEPIS Linux.

Há mais ou menos um mês eles vinham lançando versões beta com este ambiente. A mudança deve atender uma fatia do público que não gosta do Xfce que é usado por padrão em todas as ISOs. A escolha deste é motivada pelo objetivo de ser uma distro rápida e leve. O MX Linux é um sistema que se baseia no Debian e está disponível para computadores de 32 e 64 bits que não vêm com o sistema init systemd.

MX Linux 19.2 KDE Edition é lançado oficialmente

Portanto, para oferecer aos usuários uma versão mais moderna do MX Linux, a edição KDE Plasma foi baseada inteiramente no ISO de Suporte Avançado de Hardware (AHS), que está disponível apenas para sistemas de 64 bits. Além disso, ele permite o uso de kernel mais recente e pilhas de gráficos em cima de uma base Debian estável.

Esta será a primeira iso da família MX/antiX oficialmente suportada utilizando o desktop KDE plasma desde a suspensão do projeto predecessor MEPIS em 2013, disseram os desenvolvedores.Adicionar KDE plasma aos desktops Xfce/MX-fluxbox existentes atenderá a uma gama mais ampla de necessidades e desejos do usuário.

MX Linux 19.2 KDE Edition é lançado oficialmente

MX Linux 19.2 KDE Edition é lançado oficialmente

Assim como a versão principal do MX Linux 19.2, o KDE Edition é baseado na última série do sistema operacional Debian GNU / Linux 10 “Buster” e inclui as ferramentas usuais MX, antiX-live-usb-system e tecnologia de instantâneo. No entanto, ele usa o kernel Linux 5.6 mais recente e a pilha gráfica Mesa 20.0.7.

Devido ao uso de repositórios Debian estáveis, o KDE Edition vem com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.14.5 mais antigo, que é acompanhado pelo pacote de software KDE Frameworks 5.54.0 e o framework de aplicativos Qt 5.11.3.

Entre os aplicativos pré-instalados, estão:

  • o navegador Mozilla Firefox 79;
  • reprodutor de mídia VLC 3.0.11;
  • reprodutor de música Clementine 1.3.1;
  • cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 68.11;
  • editor de imagens GIMP 2.10.12;
  • e a suíte de escritório LibreOffice 6.1.5.

Obviamente, você também encontrará todos os seus aplicativos favoritos do KDE, incluindo o digiKam, K3b, KTorrent e muitos outros.

Outras características

Esta edição também apresenta um tema MX Look-and-Feel dedicado para se destacar da edição carro-chefe do Xfce, considerada bastante agradável e minimalista. Em suma, a edição KDE Plasma do MX Linux parece ser uma distro KDE rápida e moderna, apesar de ser fornecida com um desktop Plasma mais antigo e sem suporte.

Então, você pode baixar o KDE Edition do MX Linux 19.2 agora mesmo usando o link abaixo. No entanto, esta distro é para você se você gosta do MX Linux e do desktop KDE Plasma, mas não quer o systemd.