MX Linux 23 ‘Libretto’ chega ao status de candidato a lançamento

Sistema tem como base o Debian 12.

O novo MX Linux 23 ‘Libretto’ com base no Debian 12 chega ao status de candidato a lançamento, depois de algum tempo em desenvolvimento. Para os fãs da distribuição, o novo MX-23 RC1 está finalmente aqui e pronto para testarmos! É como uma lufada de ar fresco, combinando a estabilidade dos repositórios Debian 12 “Bookworm” e MX.

O MX-23 mantém o sysVinit por padrão. Mas para aqueles de nós que gostam de ter opções, ele ainda mantém o systemd no mix de sistemas instalados. Este lançamento do RC1 é mais do que apenas uma versão polida do beta – ele traz um monte de correções de bugs, novos papéis de parede, temas, traduções e aplicativos atualizados para a mesa.

Fiel às suas origens

Os desenvolvedores do MX-23 RC1 estão particularmente interessados em ouvir suas opiniões sobre o instalador. Eles trabalharam duro para corrigir vários bugs irritantes relacionados às instalações do btrfs e introduziram suporte a arquivo de troca, além de partições de troca. Eles aprimoraram um pouco a GUI, adicionaram alguns recursos para tornar as atualizações legadas do grub-pc mais suaves e até limparam as entradas de “despejo” que podem estar obstruindo seu nvram.

MX Linux 23 ‘Libretto’ chega ao status de candidato a lançamento

Você não odeia quando está tentando inicializar, mas algo dá errado e você não tem ideia do porquê? Bem, eles adicionaram uma função “verificar mídia” bem na parte superior do menu de inicialização ao vivo para garantir que tudo pareça bom antes de inicializar.

E aqui está a parte legal – o MX-23 RC1 vem com uma variedade de versões de desktop como Xfce 4.18, Fluxbox 1.3.7 e KDE/Plasma 5.27. Eles também se concentraram na acessibilidade, adicionando o leitor de tela Orca e uma ferramenta de ampliação de tela.

Eles atualizaram muitos aplicativos MX, preencheram-nos com correções de bugs e fizeram melhorias. Eles colocaram atenção especial no MX Snapshot, com o objetivo de tornar suas opções de inicialização mais personalizáveis. Além disso, eles mudaram o MX-Updater de volta para usar o apt porque nala estava causando alguns problemas imprevistos.

Pipewire e Wireplumber

Todos os lançamentos agora usam pipewire e wireplumber em vez de pulseaudio? O firewall UFW também é habilitado por padrão, e há toneladas de novas configurações para o lançamento do fluxbox.

O KDE/Plasma recebeu alguns ajustes para lidar com as novas opções de configuração disponíveis no plasma 5.27. E sim, as ações root ainda fazem parte do dolphin, incluindo instâncias root dolphin por meio das ações do menu do serviço root.

Agora, eles estão procurando especialmente feedback sobre o teste do instalador, incluindo instalações ext4 e btrfs tradicionais, instalações criptografadas e quaisquer bugs nas ferramentas MX, particularmente as entradas mx-packageinstaller->popular apps. Um aviso: o Timeshift não reconhecerá uma partição btrfs para instantâneos se estiver em uma partição criptografada.

Pronto para experimentar o MX Linux 23 RC1 por conta própria? ISOs de 32 bits e 64 bits podem ser obtidos aqui.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile