in

MX Linux ganha versão para Raspberry Pi

MX Linux ganha versão para Raspberry Pi

O projeto MX Linux continua inovando e ampliando sua atuação e agora ganha uma versão para Raspberry Pi. O anúncio da disponibilidade da versão de testes foi realizada na última semana. O novo sabor do MX Linux especialmente para computadores Raspberry Pi traz muitas novidades. Leveza e funcionalidade aprimorada fazem parte do sistema com base no Debian.

Para tanto, o MX Linux implanta o Fluxbox para Raspberry Pi, combinando o que há de melhor no sistema em si com o Fluxbox window manager. Além disso, tem toda a flexibilidade educacional da versão oficial do Raspberry Pi OS.

O Fluxbox tem a companhia de elementos renovados dos ambientes de desktop GNOME, Xfce e LXDE. Assim, você irá encontrar seus apps favoritos. É o caso, por exemplo, do navegador Mozilla Firefox ESR, Claws Mail email client, VLC media player, Thunar file manager, FeatherPad text editor, assim como o Geany e Thonny IDEs.

MX Linux ganha versão para Raspberry Pi

Você ainda encontrará o Conky Manager com grande coleção Conky, o NetworkManager como ferramenta padrão para gerenciar conexões de rede e a versão MX-Fluxbox Raspberry Pi das ferramentas oficiais do MX, incluindo o MX Updater para atualizar o sistema.

O respin MX-Fluxbox Raspberry Pi é atualmente compatível com os computadores Raspberry Pi 3, Raspberry Pi 4 e Raspberry Pi 400. Ele suporta portas GPIO para programação por meio de Scratch e Python, porta de câmera, bem como inicialização de unidades flash USB ou SSDs conectados por USB.

O primeiro lançamento é apelidado de “Ragout” e está disponível para teste público agora em uma forma beta que você pode baixar usando este link.

Confira neste link mais detalhes sobre esta versão do MX Linux para Raspberry Pi. Você verá informações detalhadas sobre como instalar e usar o respin MX-Fluxbox Raspberry Pi em seu minicomputador. Além disso, o vídeo acima traz detalhes de funcionamento da nova distribuição.

9to5 Linux

System76 traz de volta o laptop Darter Pro Linux com bateria mais longa e CPUs Tiger Lake

System76 traz de volta o laptop Darter Pro Linux com bateria mais longa e CPUs Tiger Lake

Podcast 39: Ubuntu roda no Apple Silicon

Podcast 39: Ubuntu roda no Apple Silicon