Nautilus deve ganhar muitas melhorias no GNOME 43

O desenvolvedor do GNOME, Chris Davis, apresentou planos para pelo menos alguns dos itens de trabalho que ele e outros desenvolvedores de código aberto esperam realizar para o GNOME 43 e versões futuras. Uma das ideias em andamento é que o Nautilus deve ganhar muitas melhorias no GNOME 43.

Chris apresentou alguns planos interessantes para o GNOME 43 e além em sua última postagem no blog, descrevendo os recursos a serem trabalhados.

Na frente de coloração/tema do GNOME, há planos para adicionar suporte para cores de destaque globais ao Adawaita, juntamente com uma API de recoloração. Cores de destaque personalizáveis ??seriam semelhantes ao recurso disponível para outras plataformas e aplicativos, embora usá-lo seja opcional para desenvolvedores de aplicativos. A API de recoloração seria para alterar as cores programaticamente pelos desenvolvedores em seus aplicativos e para as cores dependentes serem atualizadas automaticamente.

A chegada do libadwaita nos permite fazer algumas coisas novas com a plataforma GNOME, pois temos uma biblioteca de plataforma para ajudar os desenvolvedores a implementar novos recursos da plataforma e implementá-los adequadamente. 

Por exemplo, libadwaita nos deu a oportunidade de implementar uma preferência global de estilo escuro com maquinário que permite aos desenvolvedores escolher se eles suportam e ajustar facilmente o estilo de seu aplicativo quando ativado. Alexander Mikhaylenko passou muito tempo retrabalhando o Adwaita para que ele funcionasse com recoloração, e quero aproveitar ao máximo isso com os próximos dois recursos: cores de destaque globais e uma API de recoloração.

Nautilus deve ganhar muitas melhorias no GNOME 43

Nautilus deve ganhar muitas melhorias no GNOME 43. Os desenvolvedores do GNOME estão trabalhando nas melhorias do libadwaita com uma API de recoloração e cores de destaque gerais.


Na frente de gerenciamento de arquivos, existe a possibilidade de fazer com que o seletor de arquivos se torne parte do núcleo do GNOME em vez de parte do kit de ferramentas GTK. Também há planos para tornar o gerenciador de arquivos Nautilus adaptável para que funcione bem em formatos móveis com o GNOME upstream. Se o seletor de arquivos GNOME fizer parte do gerenciador de arquivos Nautilus, poderá haver uma melhor integração com os recursos da plataforma GNOME.

O Loupe também vem tomando forma como um novo visualizador de imagens para o GNOME. O Loupe é escrito na linguagem de programação Rust e usando GTK4 junto com libadwaita. A lupa desde o início foi projetada para ser adaptável, amigável ao toque e fácil de usar. A longo prazo, a Lupa pode adicionar alguns recursos básicos de edição de imagem.

Algumas outras melhorias comentadas incluem reescrever o analisador de uso de disco Baobab dentro da linguagem de programação Rust e fazer melhorias de design no processo. Outros itens de trabalho incluem suporte para abrir arquivos vizinhos no Portal FileChooser para Flatpaks, correções de acessibilidade e muito mais. Grandes coisas planejadas.

Mais detalhes em blogs.gnome.org.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile