Navegador do Vivaldi chega ao iOS

Depois de muito tempo desde a sua criação, o navegador Vivaldi finalmente chega ao iOS da Apple e poderá ser usado nos iPhones. Porém, este não é um processo muito claro, uma vez que o WebKit da Apple continue escondido nos bastidores.

Vivaldi esteve notavelmente ausente dos dispositivos móveis da Apple nos últimos anos, apesar do surgimento de outros navegadores baseados em Chromium, como Chrome ou Edge. Isso ocorreu porque Vivaldi não poderia usar o mesmo código para criar uma versão iOS.

Embora alguns usuários esperassem que a empresa encontrasse uma maneira de contornar as regras do iOS da Apple, a chegada do navegador segue o caminho aprovado de usar o WebKit para renderizar e aplicar o toque de Vivaldi à interface do usuário.

Priyonto M Rahman, desenvolvedor iOS da Vivaldi, disse ao The Register : “Neste ponto, todos os navegadores iOS devem usar o mecanismo de renderização WebKit”.

Rahman observou que no desktop, o fator de diferenciação entre o Chrome e o Vivaldi estava principalmente na interface do usuário: “Estamos adicionando recursos específicos do Vivaldi ao Chromium”.

“O Chrome tem seu próprio mecanismo de renderização (blink) para todas as outras plataformas, exceto iOS. Para iOS, eles ainda usam o WebKit por causa da política da Apple.”

Os usuários da versão desktop do navegador descobrirão que muitos dos recursos aos quais se acostumaram foram transferidos para o iOS – guias estilo desktop, discagens rápidas, painéis, notas, uma lista de leitura e – talvez o mais importante – um anúncio e Bloqueador de rastreador.

Navegador do Vivaldi chega ao iOS

A funcionalidade de sincronização também garantirá que os dados de navegação permaneçam sincronizados nos dispositivos.

Felizmente, o nível de personalização possível também foi transferido. Afinal, embora o Vivaldi tenha muitos recursos onde os usuários podem ajustar a interface, é muito fácil criar uma experiência que não funciona na tela de um smartphone. O suporte para iPad significa que há muito mais espaço na tela em oferta.

O cofundador e CEO da Vivaldi, Jon von Tetzchner, disse: “Estamos muito entusiasmados em trazer o Vivaldi para iOS. Agora você pode experimentar uma navegação poderosa, pessoal e privada.”

E, temos que dizer, praticamente igual a todo mundo, principalmente no iOS. Embora Vivaldi tenha seguido o caminho do Chromium no desktop, ele seguiu as regras da Apple no iOS e adotou o WebKit para renderização.

Como Rahman nos disse, a interface do usuário continua sendo o fator diferenciador. Assim como o Chromium – e o mecanismo de renderização Blink – dominam a área de trabalho, o mecanismo de renderização WebKit é o único jogo disponível para iOS.

Adicionar a interface do usuário e as ferramentas de sincronização do Vivaldi manterá as coisas familiares para os usuários do navegador de desktop da empresa e os afastará de considerar alternativas.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile