Navegador DuckDuckGo permite rastreadores da Microsoft devido a contrato de pesquisa

O navegador DuckDuckGo tem como principal foco a privacidade. No entanto, essa fama pode ser abalada com a descoberta de que ele permite propositadamente rastreadores da Microsoft em sites de terceiros devido a um acordo em seu contrato de conteúdo de pesquisa acordado entre as duas empresas. Portanto, o navegador DuckDuckGo permite rastreadores da Microsoft devido a contrato de pesquisa.

DuckDuckGo é um mecanismo de busca que se orgulha de sua privacidade por não rastrear suas buscas ou seu comportamento durante as pesquisas. Além disso, em vez de criar perfis de usuários para exibir anúncios baseados em interesses, o DuckDuckGo usará anúncios contextuais de parceiros, como os anúncios da Microsoft.

Embora o DuckDuckGo não armazene nenhum identificador pessoal com suas consultas de pesquisa, a publicidade da Microsoft pode rastrear seu endereço IP e outras informações ao clicar em um link de anúncio para “fins contábeis”.

O DuckDuckGo também oferece um navegador da Web centrado na privacidade para iOS e Android que promove muitos recursos de privacidade, incluindo criptografia sempre HTTPS, bloqueio de cookies de terceiros e bloqueio de rastreadores.

“O Tracker Radar bloqueia automaticamente rastreadores ocultos de terceiros que podemos encontrar nos sites que você visita no DuckDuckGo, o que impede as empresas por trás desses rastreadores de coletar e vender seus dados”, explica a página da Apple App Store para o DuckDuckGo Privacy Browser.

O navegador DuckDuckGo permite rastreadores da Microsoft

No entanto, ao realizar uma auditoria de segurança do DuckDuckGo Privacy Browser, o pesquisador de segurança Zach Edwards descobriu que, embora o navegador bloqueie os rastreadores do Google e do Facebook, ele permitiu que os rastreadores da Microsoft continuassem em execução.

Outros testes mostraram que o DuckDuckGo permitia rastreadores relacionados aos domínios bing.com e linkedin.com enquanto bloqueava todos os outros rastreadores.

Em resposta ao longo tópico de Edwards  sobre o assunto, o CEO e fundador da DuckDuckGo, Gabriel Weinberg, confirmou que seu navegador permite intencionalmente rastreadores de sites de terceiros da Microsoft devido a um acordo de distribuição de pesquisa com Redmond.

Isso gerou um grande alvoroço no Hacker News, onde Weinberg vem defendendo a transparência da empresa em torno dos acordos com a Microsoft.

Embora o DuckDuckGo tenha sido transparente em relação à parceria de publicidade com a Microsoft, não está claro por que eles não divulgaram a permissão de rastreadores da Microsoft até que um pesquisador de segurança o descobrisse.

Essa revelação vem na hora errada, já que o DuckDuckGo recentemente foi atrás do Google por seus novos métodos de rastreamento ‘Tópicos’ e ‘FLEDGE’, dizendo: “O Google diz que eles são melhores para privacidade, mas o simples fato é que rastrear é rastrear, não importa como você chama isso.”

Após a publicação desta história, Weinberg, da DuckDuckGo, respondeu ao nosso Tweet afirmando que está trabalhando para remover essa restrição de seu contrato e ser mais transparente nas descrições da loja de aplicativos.

“Além disso, estamos trabalhando com a Microsoft para remover essa restrição limitada à qual o artigo se refere. Também estamos trabalhando em atualizações nas descrições da nossa loja de aplicativos para obter mais informações. Espero que este seja um contexto útil.” A Microsoft não comentou o assunto.

Via BleepingComputer

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile