NetBSD 10.0 RC3, uma atualização importante!

NetBSD 10.0 RC3: Inovação e Portabilidade na Ponta dos Seus Dedos!

O NetBSD é um sistema operacional de código aberto produzido por uma organização colaborativa internacional. A missão principal do projeto é desenvolver um sistema operacional que seja seguro e altamente portável para uma ampla gama de plataformas de hardware. O projeto se concentra na clareza do código, no design cuidadoso e na portabilidade em muitas arquiteturas de computadores.

Anúncio do Lançamento

O Projeto NetBSD anunciou o terceiro candidato à versão do próximo lançamento 10.0. Este lançamento representa o longo tempo que o ramo de desenvolvimento levou para se preparar para a ramificação, com muito desenvolvimento incorporado a este novo lançamento. Isso resultou em um dos anúncios de lançamento mais longos já feitos pelo projeto.

Mudanças desde o RC1

Desde o RC1, ocorreram inúmeras mudanças, incluindo atualizações importantes no software externo incluído no lançamento: Postfix, OpenSSH e o firmware usado para dispositivos Raspberry PI. Vários problemas com o RC1 foram corrigidos, incluindo falhas no instalador (sysinst).

Correções Específicas da Arquitetura

Foram realizadas muitas correções específicas da arquitetura, por exemplo, várias mudanças na cadeia de ferramentas para VAX (agora finalmente é auto-hospedado novamente), e mudanças no kernel para macppc, netwinder e alpha.

Mudanças no RC3

Para o RC3, foram feitas apenas algumas mudanças (relativamente) menores, incluindo a verificação do certificado https em libfetch (usado por pkg_ad (1)), e também melhorias no carregador de inicialização EFI para lidar melhor com a inicialização a partir de CD (ou em imagens ISO de máquinas virtuais), além de muitas correções de bugs.

Notas Finais

Especialmente em máquinas amd64, foi introduzida uma nova versão do subsistema DRM/KMS, que pode levar a falhas em alguns hardwares. Infelizmente, nem todos os bugs conhecidos da lista de tarefas de pré-lançamento de engenharia de lançamento puderam ser corrigidos a tempo para este lançamento – o projeto continuará a melhorar o estado atual e espera resolver mais deles para o próximo lançamento (10.1).

Como Testar o 10.0 RC3

Para testar o 10.0 RC3, é necessário verificar as notas de instalação para a arquitetura específica e baixar a imagem de instalação preferida. Se ocorrer algum problema com a instalação ou se forem encontrados problemas com o sistema durante o uso, é recomendado entrar em contato com o projeto em uma das listas de discussão ou enviar um relatório de problema.

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile