NetBSD 9.3 lançado com melhor suporte para chipsets Intel e AMD mais recentes

Conheça as novidades desta versão do sistema operacional da família BSD.

O NetBSD 9.3 foi lançado neste final de semana como a versão mais recente deste sistema operacional BSD de código aberto. Ele é conhecido por rodar em diversas plataformas graças ao seu foco na portabilidade de código. Assim, o novo NetBSD 9.3 lançado com melhor suporte para chipsets Intel e AMD mais recentes.

Com o NetBSD 9.3 sendo um lançamento pontual estável, ele consiste em várias portas traseiras do cabeçote do NetBSD que foram consideradas estáveis e adequadas para mesclar com a série NetBSD 9 sem quebrar a compatibilidade.

NetBSD 9.3 lançado com melhor suporte para chipsets Intel e AMD mais recentes

O NetBSD 9.3 traz melhor suporte para os chipsets AMD e Intel mais recentes, com o Zen 3 em particular estando em melhor forma para o NetBSD 9.3. A versão NetBSD 9.3 também tem suporte para chipsets Intel Gigabit Ethernet mais recentes, suporte para configuração de conexões WiFi usando sysinit, melhorias de desempenho ao executar sob o hypervisor Xen e suporte aprimorado para suspensão e retomada.

Confira o anúncio de lançamento:

O Projeto NetBSD tem o prazer de anunciar o NetBSD 9.3, o terceiro lançamento da ramificação estável do NetBSD 9.

Ele representa um subconjunto selecionado de correções consideradas importantes por motivos de segurança ou estabilidade desde o lançamento do NetBSD 9.2 em maio de 2021, bem como alguns aprimoramentos do ramo de desenvolvimento. É totalmente compatível com NetBSD 9.0. Os usuários que executam a versão 9.2 ou uma versão anterior são altamente recomendados para atualizar.

Além de muitas correções de bugs, a versão 9.3 inclui melhorias retroportadas para suspender e retomar o suporte, várias pequenas adições de novo hardware a drivers de dispositivos existentes, compatibilidade com sistemas de arquivos UDF criados no Windows 10, suporte aprimorado para chipsets Intel Gigabit Ethernet mais recentes, melhor suporte para novos Chipsets Intel e AMD Zen 3, suporte para configurar conexões a redes Wi-Fi usando sysinst(8), suporte para servidores X11 baseados em wsfb no Commodore Amiga e pequenas melhorias de desempenho para o hipervisor Xen.

A comunidade geral do NetBSD está muito animada com o NetBSD 10.0, mas foi considerado necessário disponibilizar esta versão de correção de bug enquanto aguardamos a resolução de alguns problemas de compatibilidade no NetBSD atual com relação às listas de controle de acesso FFS impedindo o lançamento do netbsd-10.

NetBSD 9.3 lançado com melhor suporte para chipsets Intel e AMD mais recentes.

Downloads e mais detalhes sobre o NetBSD 9.3 você pode acessar via NetBSD.org.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile