Netflix deve recorrer à publicidade para reverter perdas

A Netflix está reestruturando suas tarifas e seus negócios. Em março, a plataforma de streaming anunciou uma medida para forçar os usuários a deixarem decompartilhar assinaturas com uma nova taxa adicional para incluir usuários que moram no mesmo local do titular da conta. Isso já ocorre em alguns paísesem que a Netflix está presente. Somente com essa mudança, a empresa espera ter em caixa cerca de US$ 1,6 bilhão por ano.

Agora a plataforma de streaming vai fazer algo que vem negando há anos: vai recorrer à publicidade para oferecer tarifas mais baratas aos seus assinantes. Isso depois que a gigante, que tem uma concorrência cada vez mais acirrada no mercado (algo que até já admitiu), ter mostrado em seus resultados trimestrais há poucas horas, uma perda de assinantes , pela primeira vez em sua história desde 2011 (quando o Derrota do Quickster).

Netflix deve recorrer à publicidade para reverter perdas

Depois de apresentar os resultados com uma perda significativa de usuários, o Co-CEO da empresa, Reed Hastings, deu uma entrevista coletiva, como de costume. E lá ele reconheceu que a empresa estuda a possibilidade de oferecer tarifas mais baratas em conteúdo com publicidade . Não se sabe quando isso acontecerá, mas pode ser dentro de dois anos ou antes, segundo as palavras do líder da plataforma.

Quem acompanha a Netflix sabe que sou contra a complexidade dos anúncios e que sou um grande fã da simplicidade da assinatura. Oferecer o que eles querem para consumidores que gostariam de um preço mais baixo e que são tolerantes a anúncios faz muito sentido. Portanto, é algo que estamos analisando agora e tentaremos descobrir no próximo ano ou dois.

Hastings disse que a Netflix não seria a entidade encarregada de gerenciar os anúncios, apenas exibindo-os. Em suas palavras, “podemos ser diretamente uma plataforma e deixar que outras pessoas façam todo o gerenciamento sofisticado dos anúncios e integrem todos os dados das pessoas”.

Perda de milhões de usuários

Após a desaceleração em 2021, a empresa anunciou uma perda de 200.000 assinantes no primeiro trimestre de 2022 e, como se isso não bastasse, também espera perder outros 2 milhões no segundo trimestre do ano.

Devemos ter em mente que partimos do princípio de que a Netflix foi uma das empresas que mais se beneficiou do confinamento que mantinha milhões de pessoas trancadas em casa e que a liberdade nos deu mais planos de lazer do que streaming. Mesmo assim, para as empresas e seus acionistas, essa queda é um golpe e eles precisam de novas fórmulas para conseguir dinheiro.

Via Genbeta

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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