Netrunner OS 21.01 lançado com kernel Linux 5.9

A distribuição Netrunner OS baseada no Debian estreia a nova versão de 2021 agora no mês de fevereiro com algumas novidades. O Netrunner OS 21.01 foi lançado com kernel Linux 5.9 e o ambiente de desktop KDE Plasma e tem como apelido “XOXO,”. Assim, o Netrunner OS 21.01 chega um ano após a versão anterior, o Netrunner OS 20.01 “Twenty” que celebrou os 10 anos do projeto.

Este lançamento é turbinado pelo kernel 5.9 que, no entanto, já caiu em desuso por chegar ao fim da vida útil há dois meses. Mesmo assim, no entanto, ele carrega os últimos updates que fazem parte do Debian 10 Buster.

Então, o Linux kernel 5.9.15 junto ao Debian Buster Backports repository, o qual também possui atualizações para o firmware do Wi-Fi e Ethernet cards, assim como melhorias para drivers de impressoras com o que há de mais moderno em suporte para os drivers.

Netrunner OS 21.01 lançado com kernel Linux 5.9

Além disso, possui o Mesa 18.3.6 e X.Org Server 1.20.4 graphics stacks. Entretanto, o velho KDE Plasma 5.14.5 desktop está neste lançamento, acompanhado do KDE Applications 18.08.0 e KDE Frameworks 5.54 open-source software suites, todos compilados a partir do Qt 5.11.3.

Além dos pacotes atualizados, não há muito mais mudanças no Netrunner OS desde a versão 20.01. O sistema manteve sua aparência. Por outro lado, você está recebendo um novo papel de parede para refletir o codinome “XOXO”. Você pode baixar o Netrunner OS 21.01 diretamente do site oficial ou usando o link de download direto.

Esta versão vem com um pacote de escritório completo LibreOffice e muitos outros aplicativos populares, incluindo Firefox ESR, Mozilla Thunderbird, GIMP, Krita, Inkscape, SMPlayer, GMusicbrowser, Pidgin, HandBrake e até mesmo Steam para jogos. Se você preferir uma instalação mínima, deve aguardar a variante Netrunner Core, que em breve estará disponível para download também nos locais habituais.

O sistema Netrunner OS 21.01 tem suporte apenas para sistemas de 64-bit (amd64). Se você já possui o Netrunner 20.01 em seu computador pessoal, não precisa baixar uma nova imagem ISO para receber as mudanças. Assim, tenha aopenas certeza de ter as atualizações já presentes em seu sistema. Para isso, abra um terminal e digite os seguintes comandos:

sudo apt update && sudo apt full-upgrade

Do mesmo modo, caso prefira um kernel mais atual, habilite os repositórios do Debian Buster Backports a partir do Synaptic package manager e instale o linux-image-amd64 e pacotes firmware-linux.

9to5 Linux

Artigos recentes

Artigos relacionados