NetworkManager 1.16 lançado com suporte WPA3-Personal e WireGuard VPN

O NetworkManager, programa de código aberto para fornecer detecção e configuração de redes para sistemas operacionais baseados em Linux, atingiu um novo marco importante, a versão 1.16. O NetworkManager 1.16 foi lançado dois dias após o ambiente de desktop GNOME 3.32 e promete muitos novos recursos e melhorias. Entre os destaques, podemos mencionar o suporte ao novo protocolo WireGuard implementado no kernel Linux para a criação de VPNs IPv4 e IPv6 seguras (Virtual Private Networks ). O programa é projetado especificamente para ser usado no ambiente de área de trabalho GNOME.

Ao contrário de outras soluções VPN suportadas pelo NetworkManager, o tunelamento WireGuard será totalmente gerenciado pelo kernel do Linux. Isso tem vantagens em termos de desempenho e também remove as necessidades de um plugin VPN, explicou o desenvolvedor Lubomir Rintel em um artigo recente .

O NetworkManager 1.16 também adiciona suporte ao mais recente padrão WPA3-Personal para melhor segurança de redes domésticas protegidas por senha graças à implementação da autenticação SAE (Autenticação Simultânea de Iguais), bem como suporte ao estabelecimento de Wi-Fi Direct (Wi-Fi). P2P).

Opções de roteador DHCP aprimoradas, suporte AP e Ad-Hoc

Existem inúmeros outros recursos e aprimoramentos introduzidos na versão 1.16 do NetworkManager, dentre os quais podemos mencionar:

  • melhor backend de IWD para suporte AP e Ad-Hoc para criar pontos de acesso Wi-Fi;
  • suporte para verificação de conectividade por família de endereços;
  • e uma nova permissão PolicyKit para controlar a varredura de Wi-Fi.
  • Além disso, o NetworkManager 1.16 suporta “main.systemd-resolved” para configuração direta das configurações de DNS no systemd-resolved sem torná-lo o plugin DNS principal;
  • melhor manuseio das opções de roteador DHCP através do plug-in DHCP integrado;
  • e suporte para marcação de pontes docker como não gerenciado por meio de uma regra do udev.

Agora, o NetworkManager também pode gravar “/var/run/NetworkManager/no-stub-resolv.conf” com os servidores de nomes originais para armazenar em cache os plug-ins do DNS, como “dnsmasq” ou “systemd-resolved”. O “/var/run/NetworkManager/resolv .conf “refere-se ao localhost e avisa sobre configurações inválidas no arquivo” NetworkManager.conf “.

Também vale a pena mencionar o fato de que o NetworkManager não está mais instalado como um serviço ativável do D-Bus e agora pode ter a opção DHCP “ANDROID_METERED” para o modo compartilhado. Você pode baixar as fontes do NetworkManager 1.16 agora. Em breve estará disponível para instalação a partir dos repositórios de software estáveis ??da sua distribuição GNU / Linux favorita.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile