NetworkManager 1.46 melhora o suporte para Wi-Fi de 6 GHz

E adiciona configurações Ethernet com eficiência energética. Esta versão também adiciona vários novos aprimoramentos de Wi-Fi, suporte para o modo de descarregamento MACsec e habilita o DAD IPv4 por padrão.

O novo NetworkManager 1.46 melhora o suporte para Wi-Fi de 6 GHz e adiciona configurações Ethernet com eficiência energética. Esta versão também adiciona vários novos aprimoramentos de Wi-Fi, suporte para o modo de descarregamento MACsec e habilita o DAD IPv4 por padrão.

NetworkManager 1.46 foi lançado hoje como a versão estável mais recente deste popular software gerenciador de conexões de rede para sistemas operacionais baseados em Linux que introduz grandes mudanças.

Mais de seis meses após o NetworkManager 1.44, a versão 1.46 do NetworkManager está aqui para apresentar suporte para mostrar a capacidade de um dispositivo Wi-Fi na banda de 6 GHz, suporte para configurações Ethtool EEE (Energy Efficient Ethernet), suporte para configurar a propriedade de canais para configurar multifila NIC e suporte para interfaces HSR (High-availability Seamless Redundancy) e PRP (Parallel Redundancy Protocol).ethtool

O NetworkManager 1.46 também adiciona suporte para autenticação de dois fatores (2FA) para plug-ins VPN, implementa a propriedade para túneis IP, adiciona suporte para o modo de descarregamento MACsec, permite definir o dhcp-client-id como nenhum, implementa o evento dispatcher ‘dns-change’ e adiciona suporte para a criação de dispositivos genéricos por meio do dispatcher externo “manipulador de dispositivos”.fwmark

Outros novos recursos incluem suporte para modificar o campo de cabeçalho DSCP para pacotes DHCP e também alterar o padrão para CS0, ativação de IPv4 DAD (Duplicate Address Detection) por padrão, suporte para aceitar pref-src para rotas IPv6 de plug-ins VPN e suporte para configurar as configurações de eswitch da NIC via Devlink.

NetworkManager 1.46 melhora o suporte para Wi-Fi de 6 GHz

Vários novos aprimoramentos de Wi-Fi estão presentes nesta versão, ou seja, suporte ao valor dinâmico para connection.stable-id para gerar o ID estável com base no SSID do Wi-Fi e um novo valor para randomizar o endereço MAC com base na rede Wi-Fi.

${NETWORK_SSID}wifi.cloned-mac-address=stable-ssid

Ele também introduz novas opções para impedir que edns0 e trust-ad sejam adicionados automaticamente à configuração DNS, adiciona suporte para a propriedade udev para habilitar endereços locais de link na conexão com fio padrão, bem como suporte para a propriedade udev para gerenciar apenas uma interface quando ela está definida como “org.freedesktop.NetworkManager”.ID_NET_AUTO_LINK_LOCAL_ONLY=1ID_NET_MANAGED_BY

A partir desta versão, o NetworkManager agora permite configurar rotas estáticas também quando os endereços estão vazios. A ferramenta de linha de comando também foi atualizada nesta versão para mostrar a largura de banda Wi-Fi e o estado medido global, permitir a adição de um vínculo como uma porta de ponte, bem como limitar o número de endereços/rotas impressos na visão geral a 10.nmcli

Sob o capô, o NetworkManager 1.46 vem com algumas mudanças internas importantes, começando com o uso do Python 3 por padrão, já que o suporte de compilação para Python 2 foi removido. Ele também altera a ABI interna dos tipos NMSetting e NMSimpleConnection, e descarta o suporte para versões antigas do systemd, pois o systemd 200 ou posterior agora é necessário para usar o NetworkManager.

Além disso, esta versão permite mais opções de sandboxing no arquivo de serviço systemd e os métodos D-Bus StartFind() e StopFind() na interface “org.freedesktop.NetworkManager.Device.WifiP2P” agora exigem a permissão Polkit “org.freedesktop.NetworkManager.wifi.scan”.

Algumas melhorias de desempenho também estão presentes, limitando o número de endereços/rotas IP exportados no D-Bus a 100 e também limitando as atualizações do D-Bus para endereços/rotas a 3 por segundo.

Por último, mas não menos importante, a página de manual foi atualizada para mostrar o formato e os valores aceitos de todas as propriedades, a conexão mestre, tipo escravo e autoconnect-slaves.* propriedades foram preteridas, o NetworkManager não tenta mais usar IPv6 se ele estiver desativado no kernel, a computação de tempos de vida de endereços IPv6 foi corrigida, bem como o tratamento de interfaces OVS com datapath netdev e MACs clonados.

Muitas melhorias internas e correções de bugs estão presentes nesta versão, juntamente com melhorias na documentação. NetworkManager 1.46 está disponível para download como um tarball fonte a partir daqui, mas você deve esperar que esta versão chegue nos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux favorita para atualizar.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile