in

Nextcloud 15 chega com a possibilidade de criar redes sociais

Nextcloud 15 chega com a possibilidade de criar redes sociais

Recentemente, foi anunciado o lançamento da nova versão do Nextcloud 15 , que é um fork do projeto ownCloud, criado pelos principais desenvolvedores do sistema. E o aplicativo vem com uma grande inovação. O Nextcloud 15 chega com a possibilidade de criar redes sociais.

Nextcloud e ownCloud permitem o armazenamento em nuvem para qualquer pessoa, quer próprias ou para um servidor., Além disso, são suportadas para sincronização e troca de dados, bem como fornecer as funções relacionadas, tais como videoconferência, mensagens e, desde a versão atual , integração de funções para criar uma rede social descentralizada.

O código-fonte do Nextcloud, como o ownCloud, é distribuído sob a licença AGPL.

Características

Nextcloud 15 chega com a possibilidade de criar redes sociais

O Nextcloud fornece ferramentas para compartilhar, alterar o controle de versão, suporte para reproduzir conteúdo multimídia e visualizar documentos diretamente da interface da web. Além disso, também possui a capacidade de sincronizar dados entre diferentes máquinas, a capacidade de visualizar e editar dados de qualquer dispositivo em qualquer lugar do mundo.

O acesso aos dados pode ser organizado através da interface web ou através do protocolo WebDAV e suas extensões CardDAV e CalDAV.

Ao contrário dos serviços do Google Drive, Dropbox, Yandex.Disk e box.net, os projetos ownCloud e Nextcloud dão ao usuário controle total sobre seus dados. Assim, as informações não estão vinculadas a sistemas de armazenamento externos na nuvem. Portanto, tudo está hospedado em computadores controlados pelo usuário.

Diferenças

A principal diferença entre o Nextcloud e o ownCloud é a intenção de fornecer todos os recursos avançados que foram fornecidos anteriormente apenas na versão comercial do ownCloud em um único código aberto.

O servidor Nextcloud pode ser implementado em qualquer hospedagem. Isso desde que suporte a execução de scripts PHP e que forneça acesso ao SQLite, MariaDB / MySQL ou PostgreSQL.

Informações do Nextcloud 15

Com este novo lançamento do Nextcloud 15, foi adicionada a capacidade de implementar uma rede social descentralizada.  Assim, é possível a troca de mensagens, publicar estados, gerenciar seus canais e se inscrever em canais de outros usuários.

Nextcloud pode se comunicar com outros hosts. Por exemplo, você pode se inscrever para mensagens de um usuário de uma rede social implantado em outro servidor. Assim, pode participar de redes globais que ligam muitas redes sociais individuais em execução no seus próprios servidores em um único espaço.

Para interagir com outras redes descentralizadas, o Nextcloud suporta o protocolo ActivityPub. Ele pode ser usado para conectar redes baseadas nas plataformas Mastodon e PeerTube.

Social-Timeline

Redes sociais corporativas

O Nextcloud 15 também pode ser usado para criar redes sociais corporativas e privadas que fornecem comunicação para funcionários de empresas ou comunidades específicas.

Por outro lado, os mecanismos de autenticação de dois fatores continuaram a ser aprimorados.

Em adição aos métodos disponíveis anteriormente para enviar um código de confirmação via SMS, Signal, Telegrama e NFC (Yubikey NEO), a nova versão adiciona a capacidade para confirmar um dispositivo previamente autenticado. Por exemplo, pode confirmar cliente entrada desktop de um smartphone e vice-versa.

O suporte também foi adicionado para códigos gerados de uma só vez como chaves que podem ser usadas quando a autenticação de dois fatores não pode ser passada.

A autenticação de dois fatores pode ser ativada globalmente para todos os usuários, bem como para grupos individuais.

Mais integração

Além disso, a integração com o Collabora Online foi aprimorada para a organização do trabalho remoto em conjunto com o pacote de escritório do LibreOffice através da Web.

Uma barra lateral com vídeo chamadas e bate-papo foi adicionada, o que é mostrado no processo de edição do documento. Suporte integrado para controle de versão.

Suporte para HiDPI e a capacidade de exibir miniaturas na lista de arquivos foi adicionado nesta nova versão. Além disso, a capacidade de editar e colaborar em documentos a partir de um dispositivo móvel.

Baixar Nextcloud 15

Esta nova versão do Nextcloud 15 está agora disponível para download e você deve ir ao site oficial do projeto onde você pode obter o instalador do aplicativo para sua distribuição Linux.

Baixar Nextcloud

Adicionando PPA ao seu sistema

Você pode atualizar seu sistema com pacotes deste PPA, adicionando ppa: nextcloud-devs/client às fontes de software do seu sistema.

sudo add-apt-repositório ppa:nextcloud-devs/client
sudo apt-get update

Fonte

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Cai uso do Steam no Linux

Steam Play traz nova versão beta do Proton com mais jogos e FAudio

Como instalar arquivo AppImage no Linux

Como executar arquivo AppImage no Linux