in

Nextcloud 17 já está disponível

Veja as novidades do serviço de armazenamento em nuvem.

Nextcloud 17 já está disponível

A nova versão do Nextcloud 17 já foi lançada. Esta é uma plataforma desenvolvida como um fork do projeto ownCloud e foi criado pelos principais desenvolvedores deste sistema. Do mesmo modo que o ownCloud, o Nextcloud permite implementar o armazenamento em nuvem completo em seus sistemas de servidor, com suporte para sincronização e troca de dados.

O Nextcloud 17 que já está disponível fornece:

  • ferramentas para compartilhamento;
  • controle de alterações;
  • suporte para reprodução de conteúdo multimídia e visualização de documentos diretamente da interface da web;
  • capacidade de sincronizar dados entre máquinas diferentes;
  • capacidade de visualizar e editar dados de qualquer dispositivo em qualquer lugar da rede;
  • O acesso aos dados pode ser organizado usando a interface da web e o protocolo WebDAV e suas extensões CardDAV e CalDAV.

Diferentemente dos serviços Google Drive, Dropbox, Yandex.Disk e box.net, os projetos ownCloud e Nextcloud oferecem ao usuário controle total sobre seus dados. Portanto, as informações não estão vinculadas a sistemas externos de armazenamento em nuvem fechada. Assim, eles são  colocados em equipamentos controlados pelo usuário.

Principais novidades do Nextcloud 17

Entre as principais novidades desta nova versão do Nextcloud está a adição do recurso “Limpeza remota”. Ele permite aos usuários excluir arquivos em dispositivos móveis e administradores excluir dados de todos os dispositivos de um determinado usuário.

Sendo assim, a função pode ser útil quando você precisar permitir que terceiros baixem alguns arquivos no processo de trabalho em um projeto e após concluir a colaboração para excluí-los.

Outra novidade que se destaca é o “Nextcloud Text”, um editor de teste independente com suporte para marcação Markdown e alterações de versão Ele permite editar o texto sem a instalação de editores avançados, como Collabora Online e ONLYOFFICE.

O editor se integra perfeitamente ao sistema de chamada de vídeo e bate-papo para organizar o trabalho em equipe de um grupo de pessoas em um documento.

Além disso, também foi adicionado um modo de exibição seguro para documentos de texto confidenciais. São arquivos PDF e imagens, nos quais cópias públicas de arquivos protegidos podem receber marcas d’água e ocultadas em áreas de download com base no tags anexadas.

A marca d’água inclui a hora exata e o usuário que enviou o documento. Essa função pode ser usada quando necessário para evitar vazamento de informações. Assim, será possível rastrear a origem do vazamento. Porém, ao mesmo tempo, deixa o documento disponível para revisão por determinados grupos.

Mais mudanças

A capacidade de configurar a autenticação de dois fatores após a implementação do primeiro login.

O administrador tem a oportunidade de gerar tokens exclusivos para entrada de emergência em caso de impossibilidade de aplicar o segundo fator. Assim, são suportados os códigos TOTP (por exemplo, Google Authenticator), Yubikeys ou Nitrokeys, SMS, Telegram, Sinal e códigos de reposição.

O suplemento para Outlook fornece suporte para caixas de correio seguras. Para se proteger contra a interceptação do texto, uma notificação por e-mail de uma nova carta com um link e opções de login é enviada ao destinatário. Então, texto e anexos são mostrados somente após a entrada do Nextcloud.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Foi adicionada a capacidade de trabalhar com LDAP no modo de gravação, permitindo gerenciar usuários no LDAP do Nextcloud;
  • Integrado aos serviços IBM Spectrum Scale e Collabora Online Global Scale, e suporte para versões adicionais para S3;
  • Desempenho e capacidade de resposta otimizados da interface;
  • O número de solicitações do servidor durante o processo de carregamento da página foi reduzido;
  • Otimização nas operações de gravação na loja;
  • Uma nova interface de despacho de eventos e um gerenciador de status inicial.

Baixar Nextcloud 17

Nextcloud 17 já está disponível

Então, finalmente, para os interessados em baixar esta nova versão do Nextcloud, basta pode acessar o seguinte link.

Fonte: Linux Adictos

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Wine 5.0-RC5 lançado com correções para jogos diferentes

Nova versão de desenvolvimento do Wine 4.17 lançada

Acadêmicos encontraram oito vulnerabilidades nos componentes de VoIP do Android

Acadêmicos encontraram oito vulnerabilidades nos componentes de VoIP do Android