Nextcloud anuncia substituto do SharePoint e traz o Nextcloud Office para os usuários do MagentaCLOUD

Microsoft e Google zombam do Nextcloud, mas deveriam se preocupar!

A equipe da Nextcloud anunciou que a empresa lançou um substituto do SharePoint completo com serviços de migração para seus clientes corporativos e que o Nextcloud Office agora está disponível para usuários do MagentaCLOUD da Deutsche Telekom.

Nova substituição do SharePoint da Nextcloud

Esse anúncio oferece uma alternativa ao quase monopólio da Microsoft (e, em menor grau, do Google) quando se trata de software de colaboração pronto para empresas. Até agora, suas escolhas foram basicamente Microsoft com SharePoint e MS Office e Google com Drive e Workspace. Agora existe o Nextcloud, com a vantagem de seus novos recursos de substituição do SharePoint e do Nextcloud Office.

O fato de o Nextcloud Enterprise vir com suporte por uma fração do custo de manutenção do licenciamento da Microsoft, torna a mudança para o Nextcloud algo óbvio para alguns. A plataforma também é testada em batalha, com os recursos mais recentes do SharePoint projetados em colaboração com várias organizações governamentais europeias, incluindo o estado alemão Schleswig-Holstein, que anunciou sua intenção de substituir o SharePoint pelo Nextcloud em 2020.

Imagem: Reprodução | Foss Force

O pessoal da Nextcloud disse que várias outras organizações governamentais também se comprometeram com a plataforma, fornecendo ainda mais feedback e informações sobre seus requisitos, com planos provisórios de adotar o Nextcloud como substituto local do SharePoint.

As empresas que desejam ou precisam manter seus dados no local, em vez de na nuvem pública da Microsoft, também estão analisando a nova funcionalidade do SharePoint do Nextcloud. O suporte estendido para o SharePoint Server termina em 2026, e a palavra nas ruas é que a Microsoft planeja disponibilizar o SharePoint apenas como uma oferta SaaS depois disso, o que parece ser a direção que Redmond está tomando para o MS Office também.

MagentaCLOUD sendo redefinido pelo Nextcloud

O anúncio de que a Deutsche Telekom (por receita, o maior provedor de telecomunicações da Europa) disponibilizou o Nextcloud Office para usuários de seu serviço MagentaCLOUD é mais uma história contínua do que algo novo, já que a Telekom tem usado o Nextcloud para aumentar o escopo de sua oferta de nuvem por vários anos agora.

Embora MagentaCLOUD fosse inicialmente um serviço de armazenamento em nuvem, uma espécie de versão alemã do Dropbox, em 2021 Nextcloud e Deutsche Telekom fizeram parceria para oferecer uma plataforma de colaboração de código aberto hospedada na UE para clientes corporativos, o que significa que o anúncio de ontem de que o Nextcloud Office foi adicionado à mistura é apenas mais um passo nessa direção.

O MagentaCLOUD está totalmente hospedado no Open Telekom Cloud da Deutsche Telekom, com todos os servidores localizados na UE. O GDPR exige que todos os dados coletados de seus cidadãos na UE sejam armazenados na UE, onde estão sujeitos às leis europeias de privacidade ou em uma jurisdição com níveis de proteção semelhantes.

O fato de a plataforma e o Nextcloud Office serem de código aberto também é outra vantagem, já que os reguladores de privacidade na UE e na Alemanha estão cada vez mais preferindo o código aberto ao software proprietário, em parte devido à transparência do código-fonte aberto.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile