in

Nextcloud Talk é uma alternativa de código aberto para o Google Hangouts

O Nextcloud lançou uma alternativa de fonte aberta auto-hospedada para o Google Hangouts, Skype e serviços de bate-papo similares.

Nextcloud 15 chega com a possibilidade de criar redes sociais

Chamado ‘Nextcloud Talk’, traz recursos de áudio, vídeo e mensagens baseados em WebRTC para o sistema de nuvem pessoal, que é um fork do OwnCloud.
[bs-quote quote=”Durante um longo período de tempo ficou claro para mim que o próximo passo para uma sincronização de arquivos e compartilhar uma solução como o Nextcloud é que os recursos de comunicação e colaboração sejam construídos na mesma plataforma. Você quer conversar em grupo com as pessoas que fazem parte da sua nuvem.” style=”default” align=”center” author_name=”Frank Karlitschek” author_job=”Fundador da NextCloud” author_avatar=”https://sempreupdate.com.br/wp-content/uploads/2018/01/327A9192-150×150.jpg” author_link=”http://karlitschek.de/”][/bs-quote]
O recurso faz uso do WebRTC para comunicação de áudio e vídeo, suporta envio e recebimento de arquivos, mensagens de texto básicas e até compartilhamento de tela. Ele funciona com a maioria dos navegadores web modernos, através de aplicativos de desktop para Windows, MacOS e Linux, e há aplicativos Android e iOS disponíveis para chamadas baseadas em dispositivos móveis.
Nextcloud Talk oferece:

  • Chats privados, de grupo, públicos e protegidos por senha
  • Comunique-se usando vídeo, áudio e texto
  • Compartilhe sua tela
  • Integra-se com outros aplicativos Nextcloud

Como a maioria dos aplicativos da suíte Nextcloud, o Next-Cloud Talk add-on é inteiramente opcional. Se você não usar o bate-papo por vídeo, não o adicione ao seu servidor.

Nextcloud Talk

Nextcloud é tipo um Dropbox livre, de código aberto e auto-hospedado. Sua própria nuvem privada e pessoal. Através do uso de complementos e aplicativos, você pode expandir e ampliar a funcionalidade de sua nuvem, sincronizar dados de e para desktop e móvel e muito mais.
Nextcloud Talk é um desses aplicativos.
Agora, para usar o novo recurso de conversa, você precisa ter uma instância do Nextcloud em algum lugar. Você pode, em teoria, executar o Nextcloud a partir de um PC desktop, mas usar um dispositivo dedicado, como a box Nextcloud baseada em Ubuntu, é recomendado.
Mas as pessoas com quem você quer conversar não precisam usar o Nextcloud. Você configura apenas uma chamada no seu fim e, em seguida, dê às pessoas a quem deseja falar um link. Você pode até mesmo proteger suas chamadas por senha para aumentar a segurança.
Em muitos aspectos, isso torna ainda melhor do que uma alternativa de código aberto do Skype, porque em vez de suas chamadas, arquivos e vídeos serem encaminhados através de um servidor de terceiros, tudo está coordenado pela instância do Nextcloud que você controla.
As chamadas são feitas peer-to-peer e são criptografadas de ponta a ponta. Ninguém, além de você, saberá para quem você liga, quando liga, quanto tempo você liga e de que local você liga.
E não há servidores de terceiros ou logins adicionais necessários – tornando esta uma alternativa verdadeiramente autônoma para o Google Hangouts.
Se você está interessado em saber mais, você pode verificar a listagem de aplicativos do Nextcloud ou verificar o código-fonte no Github:

Nextcloud Talk Github

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Como baixar pacotes RPM sem instalar

Como baixar pacotes RPM sem instalar, no Fedora, CentOS ou Red Hat Enterprise Linux

KDE Software Center

Discover: O Aplicativo KDE Software Center está sendo melhorado