in

Ninguém quer se candidatar para ser o novo Debian DPL

O líder do projeto Debian (DPL) é o representante oficial do projeto Debian. 

Ninguém quer se candidatar para ser o novo Debian DPL

O líder do projeto é um desenvolvedor Debian designado por um período de um ano após uma eleição na qual todos os desenvolvedores Debian estão qualificados para votar. O Debian DPL possui duas funções principais, uma interna e outra externaO principal papel desempenhado pelo DPL é o de relações exteriores, ou seja, representa o projeto Debian aos olhos do mundo.

Isso inclui fornecer entrevistas e apresentações sobre o Debian, participar de feiras e estabelecer boas relações com outras organizações e empresas.

Já internamente, o Debian DPL lidera o projeto e define o curso de ação. Basicamente, precisa conversar com outros desenvolvedores Debian, especialmente com os delegados, para ver como você pode ajudá-los em seu trabalho.

Uma das principais tarefas do Debian DPL é, portanto, coordenar e comunicar.

Como o Debian DPL é escolhido?

Seis semanas antes do final do mandato do Líder do Projeto, o Secretário do Projeto prepara uma nova eleição e um chamado para indicações é lançado.

Apenas pessoas reconhecidas como desenvolvedores Debian são elegíveis e têm uma semana para apresentar suas intenções.

Em seguida, segue um período de campanha de três semanas. Os desenvolvedores do Debian votam nas últimas duas semanas para escolher o novo Debian DPL.

As cédulas de votação possuem uma opção que indica que “nenhum dos candidatos”. Para ser eleito, é preciso conquistar a maioria dos votos neste processo. 

Mas o que aconteceria se o projeto Debian realizasse uma eleição e no final nenhum candidato se apresentasse?

Eles não querem responsabilidades extras

Este ano, em 3 de março, o secretário do projeto, Kurt Roeckx, enviou o pedido de eleição.

DPL

Mas em 10 de março, nenhum candidato elegível havia enviado seu nome. Chris Lamb sequer participou da discussão, sugerindo que ele não quer concorrer a um terceiro mandato.

O período da campanha já deveria ter começado, no entanto parece que ninguém está interessado na posição do Debian DPL este ano.

Porém, os protocolos internos da Debian descrevam o que deve acontecer nesta situação: o período de aplicação se estende por uma semana.

Portanto, todos os desenvolvedores Debian que não se inscreveram após o prazo agora têm mais sete dias para corrigir o processo.

O novo prazo vai até 17 de março. No entanto, se até lá a situação não estiver resolvida, o prazo será prorrogado mais uma semana. Além disso, este ciclo será repetido indefinidamente até que alguém envie o seu nome.

No entanto, o novo chefe do projeto recém-eleito terá que esperar até o final do mandato de Lamb antes de assumir todas as funções.

Ao mesmo tempo, não há nenhuma disposição para manter o DPL que está de saída no cargo. Não se pode forçá-lo a continuar cumprindo suas obrigações quando o prazo expirar.

Por enquanto a única certeza é de que o cargo ficará vago por um período até que alguém se candidate. Alguns desenvolvedores parecem gostar dessa possibilidade e até sugerem que um sistema de aprendizado automático seja instalado nessa posição.

O que acontece nesses casos?

Ninguém quer se candidatar para ser o novo Debian DPL

A boa notícia é que esta eventualidade foi prevista na constituição do projeto:

Portanto, na ausência do Debian DPL, o presidente do comitê técnico e o secretário do projeto Debian têm o direito de tomar decisões, na medida em que eles são competentes para tomar essas decisões.

Em outras palavras, o projeto Debian ainda funcionará por um momento sem um DPL, embora vários aspectos das atividades possam desacelerar e se tornarem complicados se a situação atual persistir.

Pode-se perguntar, no entanto, por que ninguém parece querer liderar este projeto. O fato de que esta é uma posição não remunerada que requer muito tempo e viagens constantes.

Se isso for realmente o problema, o Debian poderia considerar fazer o que várias organizações semelhantes fizeram e criar uma posição paga para esse trabalho.

Fonte

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Jogos no PC e muito além dele

Alterar automaticamente o background do GNOME usando BASH

GNOME – Como alterar background usando Shell Script