Nintendo enfrenta ação coletiva sobre loot boxes em Mario Kart Tour

Processo alega que a Nintendo usa “padrões sombrios” para orientar os jogadores na compra frequente de “Spotlight Pipes”

A Nintendo pode estar enfrentando uma nova ação coletiva sobre seu jogo, Mario Kart Tour. A ação, movida por um tutor em nome do menor, busca forçar a Nintendo a reembolsar todas as compras de loot boxes feitas por menores desde o lançamento do jogo em setembro de 2019.

Nintendo enfrenta ação coletiva por conta do Mario Kart Tour

O processo alega que a Nintendo usa “padrões sombrios” para orientar os jogadores na compra frequente de “Spotlight Pipes” – essencialmente em loot boxes no Mario Kart Tour. Esses “padrões sombrios” são considerados elementos de design de jogos que aumentam o vício, aos quais os menores são especialmente suscetíveis.

A experiência de adquirir recompensas surpresa e a empolgação associada de descobrir itens inesperados no jogo são um forte atrativo para os menores e reforçam seu desejo de continuar jogando e recebendo recompensas.

O processo

O processo alega essencialmente as preocupações comuns sobre o sistema free-to-play/loot box. Os grinds são implementados para encorajar os jogadores a gastar dinheiro real em itens para se antecipar ao jogo, economizar tempo ou simplesmente ter conteúdo adicional para jogar.

Deve-se notar que os Spotlight Pipes foram removidos do Mario Kart Tour no outono de 2022. O sistema de monetização do jogo tinha preços altos e taxas de empate super baixas. Apesar disso, o jogo continuou a existir. Ele oferece atualizações em uma base sazonal. Novos cursos, pilotos e outras atualizações estão disponíveis. Ele continua a operar silenciosamente em segundo plano.

Além disso, o potencial processo de ação coletiva contra a Nintendo não é o primeiro desse tipo. As loot boxes têm sido um problema contencioso na indústria de jogos há algum tempo, com vários países e jurisdições proibindo ou restringindo seu uso em jogos. Em 2018, a Bélgica se tornou o primeiro país a declarar as loot boxes ilegais, seguida pela Holanda e outros países.

O problema com as loot boxes é que elas geralmente são comercializadas para menores e podem ser consideradas uma forma de jogo. Os jogadores gastam dinheiro real em um item sem saber exatamente o que vão receber. Isso cria uma sensação de incerteza e excitação, semelhante à experimentada no jogo tradicional, que pode ser viciante para alguns indivíduos.

O potencial processo contra a Nintendo mostra a necessidade de maior regulamentação da indústria de jogos. Loot boxes e compras no jogo precisam de supervisão. No entanto, eles não devem ter como alvo menores. Eles não devem encorajar o comportamento viciante.

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Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
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