Notícias

29/10/2021 às 12:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Nitrux 1.7 lançado com o recente desktop KDE Plasma 5.23

Veja outras características do sistema operacional.

Nitrux 1.7 lançado com o recente desktop KDE Plasma 5.23

O desenvolvedor Uri Herrera anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade do Nitrux 1.7 como a última versão desta distribuição GNU/Linux baseada em Debian e sem systemd para fãs do ambiente de desktop KDE Plasma. Os lançamentos mensais do Nitrux continuam, e o Nitrux 1.7 está aqui para se juntar ao KDE Plasma 5.23. A nova versão vem com a versão pontual mais recente do KDE Plasma 5.23.2, que traz suporte inicial para NVIDIA GBM, bem como as suítes de software KDE Gear 21.08.2 e KDE Frameworks 5.87 para a melhor experiência de desktop Plasma.


Além disso, os usuários irão desfrutar de alguns dos mais recentes lançamentos de software, incluindo o navegador Mozilla Firefox 93, editor de vídeo Kdenlive 21.08.2, aplicativo Latte Dock 0.10.75 dock-like, Heroic Games Launcher 1.10.3 GUI nativo Epic Games lançador, e Window Buttons Applet 0.10.0 plasmoid.

Nitrux é uma   distribuição de desktop Linux baseada diretamente no Debian. Ele usa o instalador Calamares e inclui NX Desktop e NX Firewall no topo do ambiente de desktop KDE Plasma 5 e aplicativos KDE. A Nitrux enfatiza o uso do  AppImages  para gerenciar o software do usuário final. O Nitrux também não usa o systemD como seu sistema de inicialização; em vez disso, ele usa OpenRC.

O Nitrux inclui um pacote de aplicativos convergentes chamado  Maui Apps. Usamos o  MauiKit, nosso framework UI convergente e de plataforma cruzada, para criar esses aplicativos. Tanto o MauiKit quanto o Maui Apps são softwares totalmente gratuitos e de código aberto.

Nitrux 1.7 lançado com o recente desktop KDE Plasma 5.23

Por outro lado, o Nitrux 1.7 é alimentado pelo kernel Linux 5.14.15 mais recente lançado em 27 de outubro de 2021. O kernel Linux principal é usado por padrão, mas os kernels Liquorix e Xanmod também são suportados, junto com o kernel GNU Linux-Libre para amantes da liberdade de software.

No entanto, os usuários poderão mudar para um dos kernels LTS (Long Term Support) suportados a qualquer momento, incluindo Linux 5.10.76 LTS:

Terminal
sudo apt install linux-image-mainline-lts

e Linux 5.4.156 LTS

Terminal
sudo apt install linux-image-mainline-lts-5.4

A ISO mínimo também foi atualizada e pode ser usada para instalar o Nitrux com outros ambientes de desktop que não o KDE Plasma. Você pode baixar as imagens ISO normais e mínimas do site oficial.

Obviamente, o Nitrux 1.7 está aqui para novos usuários que desejam implantar a distribuição baseada em Debian em seus computadores. Os usuários existentes que executam o Nitrux 1.6.1 com o ambiente de área de trabalho KDE Plasma precisam apenas realizar uma atualização do sistema executando os comandos abaixo no aplicativo Terminal.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.