Nitrux 2.4 lançado com Linux 5.19 e KDE Gear 22.08

Por outro lado, possui novos aplicativos Maui.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O desenvolvedor Uri Herrera anunciou o lançamento do Nitrux 2.4. Esta é considerada uma estável, bela, responsiva e livre distribuição GNU/Linux baseada em Debian. Além disso, vem alimentada pelo mais recente software KDE e usando AppImages e Maui Apps. O novo Nitrux 2.4 acaba de ser lançado com Linux 5.19 e KDE Gear 22.08, além de outras novidades.

Os lançamentos mensais do Nitrux estão de volta, e o Nitrux 2.4 é uma grande atualização para a distribuição baseada no Debian que vem com o kernel Linux 5.19 com sabor de XanMod para fornecer o melhor suporte de hardware possível e pronto para novas instalações.

Para quem não conhece, o XanMod é um kernel Linux de uso geral com configurações personalizadas e novos recursos projetados para fornecer uma experiência de desktop estável, responsiva e suave.

Nitrux 2.4 lançado com Linux 5.19 e KDE Gear 22.08

Como o Nitrux é uma distribuição orientada para o KDE, você pode adivinhar que a nova versão inclui o melhor e mais recente software KDE, começando com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.25.4 e continuando com os recém-lançados pacotes de software KDE Gear 22.08 e KDE Frameworks 5.97.

Nitrux 2.4 lançado com Linux 5.19 e KDE Gear 22.08
Nitrux 2.4 lançado com Linux 5.19 e KDE Gear 22.08.

Novos aplicativos Maui são enviados por padrão nesta versão, ou seja, Agenda para gerenciar, visualizar e organizar seus eventos de calendário e Strike, uma ferramenta projetada para desenvolvedores criarem e executarem código.

Obviamente, o Nitrux 2.4 também inclui atualizações para a maioria de seus aplicativos pré-instalados, como o navegador Mozilla Firefox 104, atualizações para aplicativos Maui existentes, um MauiKit atualizado, bem como atualizações para vários componentes principais (GNU C Library, Mesa, OpenRC). O instalador padrão também foi atualizado para o Calamares 3.2.60.

Gerenciador de pacotes

Também recebeu atualização o gerenciador de pacotes do NX Software Center, que agora apresenta uma nova visualização de ‘Loja’ com categorias à esquerda, a capacidade de listar outros arquivos carregados pelo mesmo autor, texto de espaço reservado atualizado para evitar confusão nos ‘Aplicativos’ e ‘ Visualizações de tarefas e resultados de pesquisa aprimorados relacionados à consulta de pesquisa.

Então, se você quiser experimentar o Nitrux em seu computador pessoal, pode baixar a versão 2.4 agora mesmo clicando no link de download direto abaixo.

Uma imagem ISO mínima usando JWM (Joe’s Window Manager) também está disponível para download no site oficial para aqueles que desejam personalizar totalmente suas instalações Nitrux com outro ambiente de desktop que não o KDE Plasma e diferentes seleções de software. Infelizmente, imagens dedicadas com drivers proprietários da NVIDIA estão agora disponíveis no momento da escrita.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.