Nitrux 3.0 vem com melhorias na inicialização, instalação e atualização

A distribuição Linux Nitrux 3.0 chega com melhorias na inicialização, instalação e atualização. Esta versão é alimentada pelo kernel Linux 6.4.12 e usa o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.7 LTS. O desenvolvedor Uri Herrera anunciou o lançamento e disponibilidade geral do Nitrux 3.0 como a mídia de instalação mais recente para esta distribuição GNU/Linux imutável, baseada em Debian e livre de systemd, que aproveita o software KDE.

Alimentado pelo kernel Linux 6.4.12 com sabor Liquorix, o Nitrux 3.0 está aqui com o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.7 LTS no topo do Wayland e usando um instantâneo Git da próxima pilha gráfica de código aberto Mesa 23.3 para jogadores hardcore de Linux .

Como sugere o título, o Nitrux 3.0 traz melhorias no processo de inicialização para melhorar o suporte de hardware, implementando uma verificação na ferramenta Kernel Boot para verificar a presença do driver proprietário da NVIDIA e restringir seu uso em computadores com hardware NVIDIA.

Nitrux 3.0 vem com melhorias na inicialização, instalação e atualização

A instalação também foi aprimorada nesta versão, que vem com um instalador gráfico Calamares atualizado que agora permite login automático para a sessão gráfica padrão na instalação e evita um problema em que Calamares executa determinadas tarefas no chroot.

Nitrux 3.0 vem com melhorias na inicialização, instalação e atualização.

O mesmo vale para o utilitário de atualização do Nitrux , que foi atualizado com a remoção do suporte kexec já que o Kernel Boot faz a mesma coisa e um novo recurso de resgate para redundância de backup que cria um backup compactado da partição raiz XFS usando Zstandard além do backup do diretório raiz do SquashFS.

“Se tal interrupção ocorrer, o diretório raiz poderá ficar inconsistente e inutilizável, impedindo o acesso à GUI ou a uma interface TTY. Esta nova operação permite aos usuários restaurar a partição raiz de uma sessão Live, garantindo a recuperação em tais cenários”, explica o desenvolvedor do Nitrux, Uri Herrera.
Fora isso, o Nitrux 3.0 inclui patches de segurança para a falha de hardware “Downfall” que afeta os processadores Intel, bem como para a falha de hardware “INCEPTION” que afeta os processadores AMD Zen, o mais recente driver AMD Open Source para Vulkan (AMDVLK) e drivers NVIDIA, e os mais recentes MauiKit e MauiKit Frameworks 3.0.1.

Além dos componentes atualizados, vários novos pacotes foram adicionados nesta versão, nomeadamente a interface gráfica KGpg para o utilitário de criptografia GnuPG, o gerenciador de senhas KWalletManager, a integração KWallet PAM para desbloquear automaticamente sua carteira KDE no login usando a senha do usuário e o Synaptics DisplayLink. driver gráfico.

Claro, vários bugs foram corrigidos para melhorar sua experiência com o Nitrux. Para mais detalhes, confira a página de anúncio de lançamento. Além disso, você pode baixar o Nitrux 3.0 agora mesmo na página de anúncio ou clicando no link de download direto abaixo.

9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile