Nitrux 3.2 lançado com novo instalador e Linux 6.6 LTS

Confira as novidades deste sistema operacional.

A distribuição Linux Nitrux 3.2 vem com Aesthetic FHS, Linux Kernel 6.6 LTS e instalador atualizado. Esta versão também adiciona binários de bootloader assinados para fornecer aos usuários compatibilidade com inicialização segura ao inicializar a imagem ISO. Portanto, o Nitrux 3.2 lançado com novo instalador e Linux 6.6 LTS.

O desenvolvedor do Nitrux, Uri Herrera, anunciou hoje o lançamento e a disponibilidade geral do Nitrux 3.2 como o mais recente instantâneo ISO estável para esta distribuição GNU/Linux livre de systemd, imutável, baseada em Debian e focada no KDE.

Alimentado pelo melhor e mais recente kernel Linux 6.6 LTS no sabor usual do Liquorix para capacidade de resposta descomprometida, o Nitrux 3.2 está aqui para apresentar um novo recurso chamado Aesthetic FHS, que é um novo padrão de hierarquia de sistema de arquivos em uma tentativa de tornar o Linux FHS (Filesystem Hierarchy Standard) no diretório raiz mais legíveis por humanos. Uma versão futura substituirá inteiramente o Linux FHS pelo Aesthetic FHS.

Dados os desafios de criação da estrutura de diretórios proposta, esta implementação inicial concentra-se apenas na organização dos diretórios Linux FHS existentes e seus conteúdos, portanto, apenas na parte estética da proposta inicial, daí o nome”, explicou Uri Herrera.

Nitrux 3.2 lançado com novo instalador e Linux 6.6 LTS

Para fazer o Nitrux funcionar melhor com sistemas mais modernos, esta versão também apresenta binários de bootloader assinados para fornecer aos usuários compatibilidade com inicialização segura ao inicializar a imagem ISO. No entanto, embora a compatibilidade exista, ela não funcionará com o kernel padrão do Nitrux com sabor Liquorix, então os usuários devem instalar outros kernels compatíveis com o Secure Boot em um contêiner, como o kernel oficial do Debian.

Como este é um novo instantâneo ISO destinado apenas para fins de instalação, o Nitrux 3.2 atualiza o instalador Calamares com uma verificação de qualidade de senha de usuário nova e mais rigorosa usando a biblioteca libpwquality, suporte para usar LUKS1 como substituto ao criptografar partições se LUKS2 falhar, também como mitigações para a vulnerabilidade CVE-2019-13179 em criptografias LUKS.

O Nitrux 3.2 atualiza vários componentes para tornar a distribuição mais compatível com o hardware mais recente, como os pacotes linux-firmware e intel-microcode. Ele também inclui o servidor de áudio/vídeo PipeWire 1.0 lançado recentemente e o gerenciador de políticas e sessões WirePlumber 0.4.16, o navegador Mozilla Firefox 120 , o driver gráfico NVIDIA 545.29.06 e daemons adicionais para executar Nitrux no Hyper-V.

É claro que alguns dos softwares KDE mais recentes também foram incluídos nesta versão, nomeadamente o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.9 LTS e o pacote de software KDE Gear 23.08.3. Infelizmente, o pacote de software KDE Frameworks é mantido na versão 5.111 nesta versão devido ao néon upstream do KDE ainda não o incluir em sua edição User.

Vários bugs e problemas relatados pelos usuários foram corrigidos, então confira o anúncio de lançamento para mais detalhes. Enquanto isso, se quiser experimentar o Nitrux, você pode baixar o Nitrux 3.2 agora mesmo no site oficial ou usando o link de download direto abaixo. Os usuários existentes do Nitrux precisam apenas atualizar suas instalações usando o utilitário Nitrux Updater.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile