Nitrux 3.4 usa o software KDE do Debian

Nitrux 3.4 usa o software KDE do Debian

A distribuição systemd-Free Nitrux 3.4 usa o software KDE do Debian. Esta versão é alimentada pelo kernel Linux 6.7.11 e inclui quatro novos aplicativos, ou seja, saferm, GeoClue, Ethtool e Powercap.

O desenvolvedor do Nitrux, Uri Herrera, anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Nitrux 3.4 como a última versão estável desta distro baseada em Debian, livre de sistemas e imutável construída em torno do software KDE.

Os lançamentos mensais do Nitrux continuam e o Nitrux 3.4 está aqui como outro lançamento com a série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27.10 LTS, que continuará a ser o ambiente gráfico padrão do Nitrux ao longo de 2024 até que os desenvolvedores mudem para o Maui Shell.

Isso significa que o Nitrux não atualizará para o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma 6. Além disso, a partir desta versão, o Nitrux agora está usando os pacotes KDE Plasma, KDE Gear e KDE Frameworks do Debian em vez do KDE neon, que mudou para os últimos lançamentos do KDE Plasma, Frameworks e Qt.

“Isso significa que, sim, no final de 2024, começaremos a usar o Maui Shell, por padrão, como nosso principal (e único) ambiente de desktop, dando adeus a dez anos de uso do KDE Plasma”, disse Uri Herrera em um post no blog. “No entanto, isso não significa que não continuaremos usando as tecnologias do KDE; nós vamos.”
Por que o Nitrux não usa o KDE Plasma 6? Porque seu desktop Plasma personalizado, NX Desktop, usa muitos widgets e plasmoides que ainda não foram portados para o Plasma 6. Isso dará aos desenvolvedores da Nitrux tempo para se concentrarem melhor em seus aplicativos Maui Shell e Maui, que também estão sendo portados para a estrutura de aplicativos Qt 6 mais recente.

Nitrux 3.4 usa o software KDE do Debian

A versão Nitrux 3.4 também vem com kernel Linux 6.7.11, navegador Mozilla Firefox 124, um utilitário atualizado Nitrux Update Tool System que agora exibirá um aviso quando detectar hardware NVIDIA e um utilitário de configuração NX Desktop atualizado que agora permite ligar/desativar clicando duas vezes para abrir pastas no Maui Apps.

Além disso, a nova versão do Nitrux vem com um complemento de página personalizado atualizado para o aplicativo Plasma System Monitor exibir a temperatura e frequência da CPU, bem como quatro novos pacotes, ou seja, o wrapper para interceptar a execução do comando rm, o serviço de geoinformação GeoClue D-Bus, a ferramenta Powercap para acessar o recurso do kernel do Powercap Linux, e utilitário Ethtool para controlar drivers de rede e hardware.saferm

Claro, vários bugs foram esmagados e as unidades foram atualizadas para melhor suporte de hardware. Nitrux 3.4 está disponível para download para novas instalações agora mesmo a partir do site oficial.

9to5Linux
Sair da versão mobile