in

Nitrux Linux agora usa o Debian na base e adiciona extras do KDE Plasma

As versões antigas continuarão sendo atualizadas.

Nitrux Linux agora usa o Debian na base e adiciona extras do KDE Plasma

O desenvolvedor Uri Herrera anunciou hoje o lançamento do Nitrux Linux 1.3.9, um novo instantâneo ISO desta distribuição moderna baseada no KDE Plasma para o público em geral. O lançamento do Nitrux 1.3.9 não é sua imagem de instalação atualizada mensalmente usual. Portanto, esta versão traz uma grande mudança. O novo Nitrux Linux agora usa o Debian na base e adiciona extras do KDE Plasma. Então, esta é a primeira ISO da distribuição construída usando rootfs Debian! Sim, isso mesmo, o Nitrux Linux não é mais baseado em Ubuntu/KDE Neon. Além disso, não usa mais os repositórios de software do Devuan GNU/Linux.

- Anúncios -

Embora o Nitrux agora seja uma distro baseada em Debian GNU/Linux, esta grande mudança se aplica apenas a novas instalações. Os usuários existentes do Nitrux Linux continuarão a receber atualizações da base Ubuntu/KDE neon/Devuan anterior.

A página principal da distribuição já avisa:

Nitrux é uma  distribuição de desktop Linux baseada diretamente no Debian. Ele usa instalador Calamares e inclui  NX Desktop e NX Firewall no topo do ambiente de desktop KDE Plasma 5 e aplicativos MauiKit.

Nitrux Linux agora usa o Debian na base e adiciona extras do KDE Plasma

Nitrux Linux agora usa o Debian na base e adiciona extras do KDE Plasma

“Queremos enfatizar que o método preferido para adicionar um novo software à distribuição é usar o AppImages”, disse o desenvolvedor do Nitrux Linux Uri Herrera. “Recomendamos que os usuários façam uma instalação limpa.”

Além da base do Debian GNU/Linux, o lançamento do Nitrux Linux 1.3.9 vem com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.21.2, que é acompanhado pelas pilhas de software de código aberto KDE Applications 20.12.3 e KDE Frameworks 5.79, bem como um novo estilo de aplicativo padrão que se assemelha aos temas Kvantum e apresenta uma decoração de janela alternativa com os botões de janela à esquerda.

A instalação padrão do KDE Plasma agora apresenta o programa kio-fuse para ajudá-lo a montar diretórios remotos facilmente na hierarquia raiz do seu sistema de arquivos local. Vários aplicativos atualizados e componentes principais também estão presentes, incluindo Linux 5.4.108 LTS como kernel padrão, junto com Linux 5.10.26 LTS e Linux 5.11.10 como kernels alternativos, bem como o pacote de escritório LibreOffice 7.1.1, Mozilla Firefox 87 navegador da web e conjunto de aplicativos Maui 1.2.1, que vem com dois novos aplicativos, Shelf e Clip.

Os aplicativos MPV e QPdfViewer foram removidos da imagem ISO. Aqueles que desejam usar a distribuição Nitrux Linux baseada em Debian terão que baixar a nova imagem ISO do site oficial ou clicar no link abaixo para o download direto e executar uma instalação limpa.

9to5 Linux

Como a arquitetura Zen 3 está relacionada a melhor experiência de jogo?

Total War: THREE KINGDOMS - Fates Divided DLC já está disponível para Linux

Total War: THREE KINGDOMS – Fates Divided DLC já está disponível para Linux