Home Dica NoiseTorch: um aplicativo de supressão de ruído de microfone em tempo real...

NoiseTorch: um aplicativo de supressão de ruído de microfone em tempo real para Linux

NoiseTorch: um aplicativo de supressão de ruído de microfone em tempo real para Linux

O NoiseTorch é um aplicativo de supressão de ruído de microfone em tempo real para Linux que pode filtrar ruídos de fundo indesejados, como o som do teclado mecânico, ventiladores e assim por diante. Atualmente, ele oferece suporte apenas para PulseAudio.

A interface do aplicativo é construída tendo a simplicidade em mente. Se você possui apenas 1 microfone, basta iniciar o aplicativo e clicar em “Load NoiseTorch”. Depois de fazer isso, o aplicativo cria um microfone virtual chamado “Microfone NoiseTorch”. Você pode selecionar este microfone virtual em qualquer aplicativo (Zoom, Skype, Discord) para filtrar ruídos.

NoiseTorch: supressão de ruído de microfone em tempo real para Linux

O NoiseTorch só envia a entrada de som quando detecta uma voz. Caso isso não funcione corretamente para você, há uma opção “Limite de ativação por voz” que você pode usar para corrigir isso.

O NoiseTorch é um aplicativo de supressão de ruído de microfone em tempo real para Linux que pode filtrar ruídos de fundo indesejados.

O desenvolvedor observa que “com um microfone decente, você pode aumentar para o máximo de 95%”; mas, se seu microfone desligar durante as audioconferências, você deve diminuir esse valor até que funcione corretamente para você. Depois de alterar as configurações, você precisará reiniciar o NoiseTorch para usá-las.

É importante mencionar que o NoiseTorch introduz alguma latência: cerca de 10 ms; esta sendo muito baixa, não deve ser um problema. O NoiseTorch pode ser usado em conjunto com o módulo de cancelamento de eco PulseAudio.

Usando as instruções oficiais de instalação do NoiseTorch, o binário do aplicativo é copiado para ~/.local/bin. Se você não tiver este diretório, adicione-o e faça logout/login. Ou execute o aplicativo diretamente de seu diretório de instalação:

~/.local/bin/noisetorch

Também é possível iniciar o NoiseTorch automaticamente, usando o systemd. Veja as instruções aqui.

Linux Uprising