Nova API do Android permite maior controle sobre atualização de aplicativos

Por Fábio Trentino 3 minutos de leitura

Uma nova API do Android permite maior controle sobre atualização de aplicativos. Em primeiro lugar,  é importante destacar informações sobre as novas regras do Google para os desenvolvedores de aplicativos. Foi veiculada a informação que a empresa obrigaria os aplicativos a executarem atualizações. No entanto, isso é falso! Posteriormente,  é preciso esclarecer que a gigante de tecnologia está fornecendo um novo recurso. Ele ajudará os usuários a terem apps atualizados o tempo todo e, aliás, será opcional e personalizável.

Além disso, houve o lançamento de uma série de ferramentas e recursos em seu Android Dev Summit 2018. Lá o Google também lançou uma nova API, chamada “In-App-Updates“. Assim, espera ajudar os desenvolvedores a garantir que os usuários executem as principais novidades em seus aplicativos.

Ouvimos dizer que você gostaria de ter o poder de controlar a versão mais recente de seus aplicativos. Para resolver isso, estamos lançando uma API de atualizações nos aplicativos”, informou o Google

Como funciona a nova API de atualizações de aplicativos no Android?

A API não obriga que os usuários atualizem seus aplicativos. Em vez disso, a API foi desenvolvida com a função de realizar uma notificação mais agressiva aos usuários sobre as atualizações disponíveis dos aplicativos. Então, o objetivo é oferecer uma experiência sem afetar a usabilidade do aplicativo em execução. Além disso, não haverá necessidade de o aplicativo ser finalizado ou executado pela Google Play Store.

Patches de emergência:

Os desenvolvedores de aplicativos podem deixar uma mensagem em tela cheia, informando os usuários sobre uma nova atualização disponível. Desta forma, os usuários podem decidir por baixar ou instalar imediatamente dentro do aplicativo, antes de usá-lo.

Atualização flexível no aplicativo (para atualizações regulares):

Usando essa opção, os desenvolvedores de aplicativos Android, podem exibir uma pequena notificação de “atualização disponível” aos usuários.

Eventualmente baixado, será instalado na próxima vez que o usuário  reabrir o aplicativo.

A atualização flexível também oferece aos usuários a opção “Agora não”, para os usuários que não queiram instalar as atualizações.

Fique ligado. Tudo isso estará disponível para os desenvolvedores em breve.

Share This Article
Sair da versão mobile