Nova distribuição Linux oferece CuteFish Desktop no Ubuntu

Por Claylson Martins 4 minutos de leitura
Imagem: OMG Ubuntu

A safra de belas, modernas e funcionais distribuições Linux não para de aparecer. Agora, chegou a vez de uma nova distribuição Linux que oferece o ambiente de desktop Cutefish no Ubuntu. Para quem ainda não conhece, o CuteFish é um novo ambiente de desktop Linux. No entanto, ao que parece, este é um ambiente que ainda está sendo trabalhado.

O objetivo declarado do CuteFishOS é “fazer com que o SO desktop tenha uma melhor experiência”. Para fazer isso, eles estão construindo um novo ambiente de área de trabalho (‘CuteFishDE’) usando KDE Frameworks, Qt e KDE Plasma 5. Essa área de trabalho será o centro de uma nova distribuição Linux chamada CuteFishOS.

Uma imagem instalável da distro está disponível para download para fins de teste e desenvolvimento. Embora não possa ser recomendado para uso diário do driver (o ambiente de desktop está em desenvolvimento ativo), é uma ótima maneira de experimentar o ambiente de desktop CuteFish baseado em Qt.

A atual .iso é baseada no Kubuntu 21.04, mas usa o desktop CuteFish baseado em Qt por padrão, em vez do mais familiar KDE Plasma.

Uma pequena seleção de software KDE vem pré-instalado, como o editor de texto Kate, a ferramenta de captura de tela Spectacle e o Muon Package Manager, bem como aplicativos conhecidos como Firefox, VLC e MPV.

Nova distribuição Linux oferece CuteFish Desktop no Ubuntu

Também estão incluídos alguns aplicativos CuteFish nativos, incluindo um gerenciador de arquivos, calculadora, terminal e hub de configurações. Todos eles são muito funcionais, embora o gerenciador de arquivos seja (compreensivelmente) bastante simples no momento, em comparação com algo como Dolphin ou Index.

A própria área de trabalho do CuteFish é composta por um dock de desktop (que pode ser movido para a esquerda ou direita), uma barra de status básica (com menu global), além de um inicializador de aplicativo em tela inteira (pesquisável) e telas de sessão e bloqueio.

Um centro de controle no estilo iOS unificado fornece acesso rápido a configurações como wi-fi, volume, controles MPRIS e modo escuro. Não há nenhum miniaplicativo de calendário atm, portanto, clicar na hora / data não faz nada.

O aplicativo de configurações nativo está bem trabalhado. A maioria das funções principais da IU estão presentes e funcionando, incluindo rede com e sem fio, configurações de aparência, resolução e orientação da tela, controles de mouse / touchpad, perfis de energia que podem ser trocados e muito mais.

Uma diferença notável para o Kubuntu regular é que CuteFish OS Ubuntu vem com dois gerenciadores de pacotes:, apttap. O primeiro gerencia a base do Ubuntu. O último é um gerenciador de pacotes sob medida criado para lidar com atualizações para o ambiente de desktop CuteFish (e aplicativos associados), que são lançados regularmente em um estilo de ‘lançamento contínuo’.

Para atualizar a área de trabalho do CuteFish e os aplicativos associados no sistema operacional, você precisa executar a tap updatepartir da linha de comando. Outros aplicativos e a distro subjacente são gerenciados por apt.

Baixe CuteFish OS Ubuntu (Beta)

Você pode baixar CuteFish OS Ubuntu do site oficial do projeto, link abaixo:

Baixe CuteFish OS Ubuntu v0.4 Beta (64 bits .iso)

Lembre-se de que esta é uma versão de desenvolvimento. Existem bugs, recursos ausentes, inconsistências e possíveis erros.

Via OMG Ubuntu

Share This Article
Sair da versão mobile