Nova extensão do GNOME mede quanto tempo os aplicativos levam para abrir

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Qual ambiente de desktop Linux é mais rápido? Bem, os fãs de cada opção existente já devem ter suas escolhas. Porém, você já se perguntou quanto tempo seus aplicativos favoritos demoram para abrir no Ubuntu? Há como fazer essa medição?

Talvez você esteja ansioso para ver se os tempos de inicialização do aplicativo Snap são tão notoriamente não ágeis quanto alegado. E talvez você queira ver se alguma das ‘melhorias de velocidade’ que a Canonical costuma fazer tem um efeito tangível em seu sistema versus qualquer que seja o benchmark escolhido.

Nesse caso, o desenvolvedor do Ubuntu Marco ‘3v1n0 ‘ Trevisan está à disposição para ajudar com sua extensão Applications Startup Time Measure para o GNOME Shell. Este cronômetro de software faz exatamente o que afirma: ele informa quanto tempo um aplicativo leva para abrir, desde quando você clica em seu atalho até quando ele aparece na tela, pronto para uso.

Nova extensão do GNOME mede quanto tempo os aplicativos levam para abrir

Quando a extensão está instalada e habilitada, está pronto; nenhuma configuração adicional é necessária. Na próxima vez que você abrir um aplicativo (compatível, veja abaixo), a extensão o medirá e informará quanto tempo levou para iniciar.

Eu tentei o Applications Startup Time Measure em uma das minhas instalações do Ubuntu 22.04 LTS para ver o quão rápido (ou não) o Mozilla Firefox Snap é:

Tempos de carregamento, innit

De acordo com essa extensão, o Firefox levou 15.800 ms para exibir seu posterior multicolorido no meu sistema para que eu pudesse continuar com blogs/rolagem do doom/tendo falhas existenciais no Twitter.

Os 15800ms podem parecer rápidos, mas quando eu o comparei com o Google Chrome (.deb) na mesma máquina, foi tudo menos: a inicialização do Chrome a partir da inicialização a frio é uma frota comparativamente de 4.800 ms. Para aplicativos Snap, está claro que ainda há muito espaço para melhorias.

Eu queria comparar o Firefox Snap com o binário do Firefox que tenho no mesmo dispositivo. Infelizmente, a extensão de Marco não iria (ou não poderia, pois algo pode estar errado com minha configuração) ‘medir’ isso. Apenas aplicativos instalados ‘corretamente’ do repositório, Snap Store ou Flathub eram mensuráveis.

Outra coisa a notar é que no Ubuntu 22.04 LTS esta extensão retransmite os tempos de inicialização usando um OSD. Isso não fica na tela por muito tempo e é fácil perder, especialmente se um aplicativo abrir maximizado. Em versões mais antigas do GNOME Shell (este complemento suporta GNOME 3.36 e superior), o tempo de inicialização é mostrado por meio de um balão de alerta regular (que fica na sombra de notificação até que você o descarte).

Via OMGUbuntu

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.