Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

23/03/2021 às 13:30

4 min leitura

Avatar Autor
Por Leonardo Santana

Nova ferramenta da IBM permite que os usuários projetem chips quânticos em minutos

Nova ferramenta da IBM permite que os usuários projetem chips quânticos em minutos

A IBM anunciou a disponibilidade geral do Qiskit Metal, uma plataforma de código aberto que automatiza partes do processo de design de chips quânticos; a empresa prometeu que agora permitirá que “qualquer um” projete hardware quântico.

A IBM detalhou o progresso feito com Metal desde que a ferramenta foi anunciada pela primeira vez no ano passado como parte do portfólio Qiskit da empresa, que fornece ferramentas de código aberto para a criação de programas que podem ser executados em dispositivos quânticos baseados em nuvem da IBM.

Nova ferramenta da IBM permite projetar chips quânticos

Enquanto a maioria dos recursos do Qiskit se concentra na construção de aplicativos que podem ser executados em máquinas quânticas, o Metal visa um novo público, fornecendo software para ajudar a projetar os componentes que constituem o próprio hardware.

Nova ferramenta da IBM permite que os usuários projetem chips quânticos em minutos
A IBM anunciou a disponibilidade geral do Qiskit Metal, uma plataforma de código aberto que automatiza partes do processo de design de chips quânticos.

A ideia é permitir que os usuários usem componentes pré-construídos na plataforma para produzir chips de última geração para dispositivos quânticos supercondutores em questão de minutos (um processo que tradicionalmente leva meses de projeto manual, análise e revisões no laboratório).

Embora os processos de automação já estejam firmemente implantados para acelerar o projeto de circuitos integrados clássicos, o mesmo não pode ser dito para os computadores quânticos. Como explica Zlatko Minev, da equipe de pesquisa da IBM e líder da Qiskit Metal, os chips quânticos ainda exigem um processo de fabricação complexo e demorado.

Durante um hackathon Qiskit na Coreia do Sul no início deste mês, os participantes se reuniram em equipes de cinco ou seis, com o objetivo de projetar um chip quântico do zero em alguns dias. Usando Metal, todas as equipes construíram com sucesso chips de dois qubit usando qubits supercondutores em menos de 24 horas.

ZDNET

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.