in

Nova interface ‘about:config’ chegará ao Firefox 71

O navegador da web está programado para ser lançado em 3 de dezembro de 2019.

Mozilla Firefox 71 já está disponível para todas as versões suportadas do Ubuntu

A Mozilla planeja lançar a interface about:config redesenhada no Firefox 71, a próxima versão estável do navegador.

A página interna about:config fornece aos usuários do Firefox acesso a um conjunto avançado de parâmetros de configuração. As opções regulares, acessíveis através do Menu Firefox >> Opções, listam apenas uma pequena fração das opções de configuração disponíveis.

Sobre a nova interface ‘about:config’ no Firefox 71

Nova interface 'about:config' chegará ao Firefox 71

A interface about:config anterior ao Firefox 71 é baseada no XUL, uma linguagem que a Mozilla reprovou há algum tempo atrás em favor de padrões da web como HMTL5 e JavaScript. A nova interface é baseada em JavaScript e HTML e será lançada no Firefox 71 Estável, se a programação persistir.

A versão final aborda alguns dos problemas, mas não todos. Pois, suporta ações de clique duplo e a exibição de todas as preferências visíveis (use * no campo de pesquisa). Os usuários também podem descartar as alterações com um toque na tecla Esc.

Alguns problemas, incluindo a remoção de links diretos e a classificação, permanecem, e a Mozilla anunciou anteriormente que não os corrigirá. As instruções não funcionarão mais quando a interface alterada cair.

Embora os usuários possam olhar o URL do filtro para procurar o nome da preferência manualmente, isso está longe de ser ideal, considerando que somos apenas um site que usou a opção de links diretos para apontar diretamente para as preferências: config.

O plano inicial da Mozilla era lançar a interface redesenhada no Firefox 67, mas as coisas foram atrasadas ao longo do caminho. A organização planeja lançar a nova interface redesenhada no Firefox 71. O navegador da web está programado para lançamento em 3 de dezembro de 2019.

Considerações finais

A Mozilla abordou alguns dos problemas da interface redesenhada about:config e parece ter concentrado seus esforços nos problemas que afetariam o maior número de usuários.

Portanto, é lamentável que alguns recursos não sejam suportados; a classificação foi útil, pois você pode usá-la para listar todas as preferências modificadas facilmente na tela, entre outras coisas.

Via: GHacks