in

Nova OS Linux: Um sistema operacional apoiado pelo governo cubano!

O Nova OS Linux ganhou roupagem nova e agora é baseado no Debian!

nova-os-linux-o-sistema-operacional-governo-cubano
Algo que recentemente chamou a atenção da comunidade Linux em geral foi a existência de um sistema operacional baseado no kernel Linux desenvolvido por estudantes da Universidade de Ciência da Computação de Havana, apoiado pelo governo cubano. Ao mesmo tempo, a distribuição havia tido o seu desenvolvimento encerrado em meados de 2015, mas pelo visto retornou com tudo.
nova-os-linux-o-sistema-operacional-governo-cubano
O Sistema Operacional é chamado Nova OS e sua última versão é a 6.0. Lançada em 9 de Novembro de 2018, é baseado no Ubuntu e usa o GNOME como ambiente gráfico. Também precisamos destacar que a distribuição diz que a base é Ubuntu e Debian. No novo site, não há muita informação ou detalhes.
No momento, Nova OS 6.0 é distribuído em três edições: “Escritório”, “Ligero” e “Servidor”. A edição “Escritorio” é a principal, também conhecida como Desktop CD, entrega aos usuários um desktop para uso doméstico ou empresarial, completamente baseado no Gnome.
Por outro lado, a edição Ligero oferece uma interface mais leve para máquinas menos robustas e computadores antigos ou com componentes de hardware já ultrapassados. A edição Servidor, como o próprio nome já diz, é voltada para hospedagem de servidores.
De acordo com a página do Wikipedia do projeto, o Nova OS foi criado com um único objetivo: substituir o Windows de todos os computadores de Cuba. “O movimento do software livre é parecido com a ideologia do povo cubano, acima de tudo, pela independência e soberania”, disse Hector Rodriguez, diretor da UCI.
Como mencionado, a atual versão do Nova OS é a 6.0, distribuída através do site oficial no formato de imagens de CD Live ISO que contém pacotes otimizados para arquitetura de 64 bits. Não há no momento uma versão 32-bits.
O Nova OS vem com aplicações conhecidas do mundo do software livre, como o LibreOffice, Mozilla Thunderbird, Samba, Nautilus e Wine.
Para acessar o site do projeto clique no botão abaixo:

Página do Projeto

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

usuarios-linux-lite-sao-os-primeiros-a-ter-o-kernel-5-1

Sabayon Linux baseado no Gentoo adiciona criptografia completa de disco. Linux Lite é lançado. OpenMandriva e DragonFlyBSD terão novidades.

Handshake doou US$ 300.000 para o projeto Debian em 2018