Notícias

15/11/2021 às 14:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Sinal Wi-Fi com alcance de 1 km ou mais é possível e será padrão em breve!

Ela promete alcance de 1 km, o que traria alta economia de energia

Sinal Wi-Fi com alcance de 1 km ou mais é possível e será padrão em breve!

Os dispositivos de casa inteligente fizeram com que o mercado de IoT (Internet das coisas) tivesse um grande impulso recentemente. Com isso, mais dispositivos precisam permanecer conectados à Internet. Assim, para fornecer um alcance maior e economizar energia, uma nova tecnologia Wi-Fi, chamada de Wi-Fi HaLow foi desenvolvida por pesquisadores. E ela vai longe!


Se você acha que sua internet tem um bom alcance, esqueça! Essa nova tecnologia Wi-Fi promete fornecer um alcance de até 1 km. Além disso, ela promete consumir menos energia do que as redes Wi-Fi atuais.

Essa nova tecnologia já foi certificada pela Wi-Fi Alliance, a organização mundial de empresas com foco em Wi-Fi, e é compatível com os protocolos Wi-Fi atuais e dispositivos qualificados. Portanto, ele pode ser implantado em escala, mesmo com a infraestrutura Wi-Fi atual, o que significa menos gastos. Desta forma, quem precisa de repetidores poderá economizar tempo, espaço e enérgia elétrica.

Os pesquisadores desenvolveram o Wi-Fi HaLow para atender à demanda crescente por dispositivos IoT no mercado. Ele pode permitir que um dispositivo Wi-Fi permaneça conectado mesmo que esteja a 1 km de um ponto de acesso.

Além disso, essa nova tecnologia consome muito menos energia do que as redes Wi-Fi atuais. De acordo com a organização, a tecnologia Wi-Fi HaLow “eclipsa outras soluções” quando se trata de alcance e economia de energia.

Wi-Fi HaLow: Nova tecnologia Wi-Fi com maior alcance e menos consumo de energia

nova-tecnologia-wi-fi-pode-ir-alem-do-que-voce-consegue-enxergar


Essa nova tecnologia é semelhante às redes Wi-Fi da geração atual, mas tem uma diferença significativa. As redes Wi-Fi tradicionais que usamos em escritórios e residências geralmente contam com radiofrequência de 2,4 GHz a 5 GHz para operar. Portanto, essas redes podem entregar uma grande quantidade de dados em um curto período de tempo. Consequentemente, a grande largura de banda e mais consumo de energia.

O Wi-Fi HaLow, por outro lado, opera com apenas 1 GHz de frequência de rádio, que é muito menos do que as redes Wi-Fi atuais usam. No entanto, ela precisa de muito menos energia do que as redes atuais. Além disso, como a frequência de rádio de 1 GHz permite comprimentos de onda mais longos, um único ponto de acesso Wi-Fi HaLow pode fornecer um alcance de 1 km, ou até mais, para os dispositivos conectados.

No entanto, uma desvantagem dessa tecnologia é que ela não pode transmitir tantos dados quanto as redes Wi-Fi atuais que usam largura de banda de frequência mais alta. Mas, ela atende muito bem os dispositivos IoT, que geralmente têm necessidades básicas de transferência de dados, o Wi-Fi HaLow deve ser mais que capaz de suportar os dispositivos.

Além disso, como os dispositivos IoT podem permanecer conectados por distâncias maiores do que antes, a nova tecnologia pode ser muito útil no futuro. Além disso, o Wi-Fi HaLow pode ser útil para o setor agrícola, já que os profissionais podem monitorar as lavouras usando sensores colocados distantes nos campos. Esperamos que essa nova tecnologia seja implantada em breve.

Via: Beebom

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.