in

Nova versão de desenvolvimento do Wine 4.17 lançada

São muitas as novidades desta versão.

Wine e Wine-Staging 4.19 apresentam novidades

Foi anunciado o lançamento da nova versão de desenvolvimento do Wine 4.17. E ela chega com novas implementações e suporte para que o projeto continue a crescer e melhorar bastante. E não é de surpreender, porque desde que os desenvolvedores do Wine começaram com um desenvolvimento ativo da série 3.xx, o projeto cresceu e melhorou. Portanto, há uma nova versão de desenvolvimento do Wine 4.17 lançada.

Além disso, desde que o Steam decidiu usar o Wine para Proton (sua camada que permite executar jogos que só poderiam ser instalados e executados do Windows, no Linux). O Wine recebeu muito suporte e correções dos desenvolvedores da Valve.

É por isso que novas versões de desenvolvimento são lançadas rapidamente e suas melhorias são transferidas para a versão estável do Wine.

Sobre o Wine

Nova versão de desenvolvimento do Wine 4.17 lançada

Para aqueles que ainda não conhecem o projeto Wine, devem saber que essa é uma camada da implementação de código-fonte da API do Win32 capaz de executar uma camada de compatibilidade do Windows no Linux, MacOS e BSD. O Wine é uma excelente alternativa totalmente gratuita à API do Windows para sistemas GNU/Linux. Além disso, opcionalmente, você pode usar DLLs nativas do Windows, se disponíveis.

Lembre-se de que, embora alguns aplicativos e jogos funcionem bem com o Wine em uma distribuição Linux, em outras podem ter erros.

A menos que um programa específico do Windows seja essencial para você, em geral, é aconselhável primeiro tentar encontrar uma alternativa ao programa desejado no Linux ou escolher uma solução na nuvem.

Além disso, o Wine oferece um kit de desenvolvimento, bem como um carregador de programa para Windows, para que os desenvolvedores possam modificar facilmente muitos programas para Windows que são executados no Unix x86, incluindo Linux, FreeBSD, Mac OS X e Solaris.

O Wine possui duas versões, a versão estável e a versão de desenvolvimento. A versão estável é o resultado do trabalho e das correções dos erros da versão de desenvolvimento.

A versão de desenvolvimento geralmente é, em teoria, a mais importante. Isto porque ela é lançada para detectar todos esses erros e poder corrigir ou aplicar patches.

Nova versão de desenvolvimento do Wine 4.17 lançada com muitas modificações

Nesta nova versão de desenvolvimento do projeto desde o lançamento da versão 4.1614 relatórios de erros foram fechados e 274 alterações foram feitas. Relatórios de erros fechados são relacionados à operação dos jogos e aplicativos Vampire the Masquerade, AppCAD, Civilization 4, Shed installer, Royal Quest, iCloud.

Além de alguns componentes terem recebido atualizações, como o mecanismo mono atualizado para a versão 4.9.3.

Enquanto para o D3dx9, foi adicionado suporte para texturas compactadas no formato DXTn (aprimoramento que foi transportado do Wine Staging).

Por outro lado, uma versão inicial da biblioteca de tempo de execução do Windows Script (msscript) é proposta e o ntdll foi adicionado ao processamento de chamadas da APC antes de iniciar o processo.

No caso do Wined3d, ele recebeu suporte para a GPU AMD VEGA12. Outro dos suportes adicionados nesta nova versão do desenvolvimento do Wine 4.17 é o implementado para processar notificações de alteração de dispositivo por meio da API do XrandR. Além disso, há suporte para a geração de chaves RSA.

Para a arquitetura ARM64, é implementado o suporte a proxies ininterruptos (proxies stubless) para interfaces de objeto.

Como instalar a versão de desenvolvimento do Wine 4.17 no Ubuntu e derivados?

Se você estiver interessado em experimentar esta nova versão do desenvolvimento do Wine em sua distribuição, siga as instruções que compartilhamos abaixo.

O primeiro passo será habilitar a arquitetura de 32 bits. Então, mesmo que nosso sistema seja de 64 bits, a execução dessa etapa poupa muitos problemas que geralmente ocorrem, e escrevemos sobre o terminal:

sudo dpkg --add-architecture i386

Agora devemos importar as chaves e adicioná-las ao sistema com este comando:

wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/Release.key

sudo apt-key add Release.key

Uma vez feito isso, adicionaremos o seguinte repositório ao sistema , para isso escrevemos no terminal:

sudo apt-add-repository https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/
sudo apt-get update sudo apt-get --download-only install winehq-devel
sudo apt-get install --install-recommends winehq-devel
sudo apt-get --download-only dist-upgrade

Fonte: Ubunlog

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Fim de linha pro Windows 7: Windows 10 já ocupa mais da metade do mercado. Adquira já sua licença por apenas R$ 46,40

Fim de linha pro Windows 7: Windows 10 já ocupa mais da metade do mercado. Adquira já sua licença por apenas R$ 41,65

Nextcloud 17 já está disponível

Nextcloud 17 já está disponível