Nova versão do Deno melhora a compatibilidade com Node.js

O Deno 1.32 melhora a compatibilidade com o concorrente Node.js em vários lugares

Nova versão do Deno traz melhoria de compatibilidade com Node.js. O tempo de execução Deno JavaScript atualiza o comando deno compile, altera algumas APIs, pode executar TypeScript 5.0 e acomoda ainda mais desenvolvedores Node.js.

Deno e a compatibilidade com Node.js

De acordo com os desenvolvedores do Deno, a versão 1.32.0 lançada inicialmente contém uma falha de segurança crítica. Isso ocorre quando você passa um “ArrayBuffer” expansível para uma função interna que funciona de forma assíncrona. Isso pode reduzir o ArrayBuffer, o que, por sua vez, leva a uma operação de leitura/gravação fora do limite.

Os usuários do Deno devem, portanto, atualizar diretamente para a versão corrigida de bug 1.32.1. O ArrayBuffer redimensionável apresenta o mecanismo V8 atualizado, agora na versão 11.2 executando o código JavaScript real.

O Deno 1.32 melhora a compatibilidade com o concorrente Node.js em vários lugares. A maioria das alterações está relacionada ao arquivo de configuração “package.json”. Deno só instala pacotes se o código usar um especificador que tenha uma entrada no arquivo de configuração.

Se o Deno encontrar erros de dependência ao analisar o “package.json”, o tempo de execução agora o trata como “preguiçoso”, com o objetivo de minimizar as interrupções. Além disso, a função de descoberta automática para o “package.json” pode ser desativada. Para fazer isso, você dá a Deno os parâmetros “-no-config” e “-no-npm”. Isso deve dar aos desenvolvedores um melhor controle sobre o processo. Por fim, existe a nova variável de ambiente “DENO_NO_PACKAGE_JSON”. Você pode usá-lo para impedir que o Deno use o arquivo “package.

Mais recursos

O Deno 1.32 suporta as interfaces criptográficas createCipheriv e createDecipheriv pela primeira vez em node:crypto. Isso expande o número de funções criptográficas disponíveis.

O comando “deno compile” permite o uso de importações dinâmicas e a API do WebWorker. Isso, por sua vez, simplifica a construção de programas multi-threading. “deno run” também permite a inicialização de arquivos JavaScript que não possuem extensão. Para fazer isso, especifique o final no parâmetro “–ext”.

A API Deno.FileInfo.dev agora também está disponível no Windows. Ao mesmo tempo, no entanto, isso significa que as digitações para o campo “Deno.FileInfo.dev” mudaram de “número | nulo” para “número”. As APIs “Deno.DatagramConn.joinMulticastV4” e “Deno.DatagramConn.joinMulticastV6” são novas a bordo.

Além disso, a biblioteca padrão foi modificada: a equipe Deno classificou um total de seis módulos de “std/encoding” diretamente em “std”. Por exemplo, “std/encoding/csv” agora pode ser acessado via “std/csv”. Os desenvolvedores do Deno querem melhorar a consistência na estrutura do módulo. Além de csv, yaml, toml, json, jsonc e front_matter são afetados.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile