Nova versão do GRUB deve sair este ano

Para qem espera melhorias importantes em seu sistema operacional não perde por esperar. Em breve, teremos uma nova versão do GRUB, uma atualização que deve sair ainda neste ano. O assunto foi levantado em conversas recorrentes do FOSDEM por parte de Daniel Kiper, da Oracle. Ele falou sobre os esforços em fornecer uma atualização anual de desenvolvimento do carregador de inicialização GRUB. 

Os planos mais atuais tiveram revelação no fim de semana passado no FOSDEM 2022. Foram apresentados, naquela oportunidade, os planos para o mais recente deste gerenciador de inicialização de código aberto líder com realizações e planos recentes para este ano.

Daniel Kiper forneceu um ótimo resumo do que foi feito para o GRUB em 2021. Ele disse que está ansioso para o que vem por aí neste bootloader em 2022. Assim, ao longo do ano passado, os desenvolvedores do GRUB lidaram com correções de segurança BootHole e BootHole2, trabalhando no suporte ao LUKS2, muitos criptodiscos e outros LUKS(2) alterações, atualização do suporte ao miniLZO e uma variedade de outras atualizações.

Nova versão do GRUB deve sair este ano com muitas novidades importantes

Nova versão do GRUB deve sair este ano

O principal objetivo para 2022 é lançar o GRUB 2.12. Isso deve ocorrer em meados deste ano com as correções mais recentes. O GRUB está atualmente experimentando um trabalho em torno do suporte para escrever novos módulos GRUB na linguagem de programação Rust. Do mesmo modo, há suporte à arquitetura LoongArch. Além disso, o trabalho do TrenchBoot está atualmente pausado nas discussões de design em andamento e mais trabalho em torno de discos criptografados, bem como computação confidencial.

O que está em desenvolvimento

• Fim do suporte ao small MBR gaps no GRUB upstream
• Uso full btrfs bootloader area
• Manipule adequadamente as lacunas na iteração do item de extensão btrfs;
• Maior retrabalho no GRUB mm
• Suporte ao Argon2 KDF no LUKS2
• Suporte para assinaturas anexadas
• Adicionado suporte para trusted boot na plataforma IBM PPC usando um vTPM
• Uso do Open Hack’Ware, uma alternativ de firmware do PowerPC com QEMU
• A simplificação do código do criptodisco
• Adicionados cabeçalhos separados de criptodisco e suporte a arquivos de chave
• Use segredos provisionados de computação confidencial para descriptografia de disco.

Quem quiser saber mais sobre o status do projeto GRUB podem ver a apresentação de Kiper via FOSDEM.org com o deck de slides em PDF disponível, bem como gravações de vídeo da sessão.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile